Sonho Impossível

Sabe aquelas músicas que te animam nos momentos difíceis? Mas não, não estou em um momento difícil. É que hoje recebi um email de uma desconhecida - o Gmail não o classificou como spam - e achei a letra interessante. Assim como a história de Dom Quixote, ela inspira a luta pelos seus sonhos, o que é animador a qualquer pessoa.

A música se chama Impossible Dream, com melodia de Mitch Leigh e letra de Joe Darion, e foi baseada no romance Dom Quixote, de Miguel Cervantes, para o musical Man of La Mancha. A música já foi interpretada por Andy Williams, Elvis Presley, Donna Summer, Luther Vandros, entre outros. Já virou comercial da Honda, muito bonito, por sinal.

A versão brasileira da música foi feita por Chico Buarque e Ruy Guerra, e tem o final diferente da original (é mais curta), talvez por ter sido feita ainda no regime militar, mas mesmo assim não deixa de fazer a gente refletir. No Brasil, ela já foi interpretada por Maria Bethânia e Simone. A seguir, veja um clipe da música no Youtube com ilustrações do livro.




Sonho Impossível

Sonhar mais um sonho impossível
Lutar quando é fácil ceder
Vencer o inimigo invencível
Negar quando a regra é vender

Sofrer a tortura implacável
Romper a incabível prisão
Voar num limite improvável
Tocar o inacessível chão

É minha lei, é minha questão
Virar esse mundo, cravar esse chão
Não me importa saber, se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer por um pouco de paz

E amanhã, se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu delirar
E morrer de paixão

E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão


Impossible Dream

To dream the impossible dream
To fight the unbeatable foe
To bear with unbearable sorrow
To run where the brave dare not go

To right the unrightable wrong
To love pure and chaste from afar
To try when your arms are too weary
To reach the unreachable star

This is my quest
To follow that star
No matter how hopeless
No matter how far

To fight for the right
Without question or pause
To be willing to march into Hell
For a heavenly cause

And I know if I'll only be true
To this glorious quest
That my heart will lie peaceful and calm
When I'm laid to my rest

And the world will be better for this
That one man, scorned and covered with scars
Still strove with his last ounce of courage
To reach the unreachable star

Comentários

  1. Essa música é linda, das poucas que sei a letra!
    Nunca soube que era uma versão!

    Como está bonito esse template! Lindo!
    bj, f

    ResponderExcluir
  2. Apesar de gostar mto de Dom Quixote, esta música eu não conhecia, mas a culpa deve-se a minha gde ignorância em relação à MPB.

    Aproveite e clique nos linques para ouvir os vídeos das outras interpretações.

    Ah, o template é só uma das mudanças para 2009.

    1 abraço

    ResponderExcluir
  3. Do nano desse ano eu já desisti. O mais importante eu aprendi: é possível terminar um livro. Mas o que eu escrevi não tem muita salvação... hehehe

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini