Direitos Imprescritíveis do Leitor

1 - O direito de não ler.

2 - O direito de saltar páginas.

3 - O direito de não terminar um livro.

4 - O direito de reler.

5 - O direito de ler qualquer coisa.

6 - O direito ao bovarismo (doença textualmente
transmissível).

7 - O direito de ler em qualquer lugar.

8 - O direito de ler uma frase aqui e outra ali.

9 - O direito de ler em voz alta.

10 - O direito de calar.


Fonte:
texto da contracapa do livro Como um Romance (ROCCO, 1994) do escritor francês Daniel Pennac.

Comentários

  1. 11. o direito de fazer grifos e anotações (a lápis!) no "seu" livro.

    Bateu uma neura agora: será que adquiri bovarismo?! =O

    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Sah eu não sou adepto do 11° direito e tenho pavor a livro riscado. Sei lá acho de uma violência absurda. Marcar os indefesos.

    ResponderExcluir
  3. Luciano,

    Tem gente q considera isso sentimento de posse. Pensam: É meu e uso e abuso do coitado ao meu bel prazer. Outros acham q o livro é uma extensão do seu pensar, e fazem anotações mostrando como o influenciou e oq pensou naquele momento.

    Eu faço anotações nos meus livros para marcar as melhores (e piores) passagens. Oq gostei e oq odiei. Sou perfeccionista: anoto todos os erros q encontro. Mas oq desprezo veementemente são os q rabiscam (até à caneta) livros alheios, sejam emprestados ou de bibliotecas.

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ah Luciano(descobri seu nome!rs..), não acho que seja uma violência. Eu gosto de grifar as melhores partes (e as piores tbm! como o Jefferson), marcar algumas dúvidas, pq geralmente releio ou preciso consultar e isso facilita muito.

    Agora, é claro que se o livro não é meu (emprestado, ou de uma biblioteca) não vou fazer isso neh?! E quando o livro é assim... digamos, comunitário (p.e., eu leio e passo para família toda) tbm não gosto de marcar nada, pra não prejudicar a "leitura" de ng. E tbm não gosto mto de pegar um livro assim. Mas até já encontrei anotações curiosas...rs

    Enfim, cada um com sua mania.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini