Os 5 melhores livros de 2008

Dentre as leituras q fiz em 2008, encontrei livros excelentes, bons, regulares e ruins. E, seguindo a mesma eleição q fiz das leituras de 2007, resolvi não só eleger o melhor livro q li no ano, mas os 5 melhores. Não são todos lançamentos de 2008, nem os mais vendidos do momento. O meu critério continua sendo aqueles q mais influenciaram o meu pensar e falar e principalmente, o meu escrever. São pérolas q trazem não só boas histórias, mas bons contadores de histórias, onde o mais importante não é O QUÊ se conta, mas COMO se conta. Abaixo segue a lista dos livros q fizeram a minha cabeça em 2008 e q, com certeza, eu levaria para uma ilha deserta.


1º lugar: Os girassóis cegos, Alberto Méndez (2007, Mundo Editorial) - o único livro do escritor espanhol q faleceu em 2004 traz 4 contos q retratam o lado "derrotado" na Guerra Civil Espanhola. Além disso, é uma verdadeira lição de escrita.
Leia a resenha.
Veja o preço do livro.




2º lugar: Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, Marçal Aquino (2005, Cia das Letras) - Já emprestei o livro para inúmeras pessoas e até agora não encontrei um q não gostasse da história. Foi o 1º livro q li do Aquino, mas não será o último. Novamente, a arte de narrar está explícita em uma história de sedução e loucura.
Leia a resenha.
Veja o preço do livro.




3º lugar: O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Saramago (1991, Cia das Letras) - Com razão é o livro mais polêmico do escritor português. Ele mostra Jesus de um ponto de vista humanista, coisa q vai de encontro a mtos dogmas religiosos. Destaque especial para a morte de José, para o Diabo e para a conversa de Jesus com Deus no meio do mar da Galiléia.
Veja o preço do livro.




4º lugar: A Desobediência Civil e Outros Ensaios, Thoreau (2005, Martin Claret) - Filosofia e política em uma tese q influenciou mtos pensadores, como Ghandi e Martin Luther King Jr., e q demonstra oq deve ser feito qdo uma lei é injusta.
Leia a resenha.
Veja o preço do livro.





5º lugar: Oficina de Escritores, Stephen Koch (2008, Martins Fontes) - quem melhor para ensinar as técnicas de escrita mais bem sucedidas dq os escritores de sucesso? Koch reuniu e organizou dicas especiais para os escritores iniciantes e fez um livro ímpar, principalmente no mercado brasileiro.
Leia a resenha.
Veja o preço do livro.


E você, quais são os Top 5 da sua lista de leituras em 2008?

Comentários

  1. Caro Jefferson,
    Conforme você sugeriu, segue a lista.

    Cinco livros que li em 2008

    Li tanto em 2008 que já nem sei se posso dizer o que me marcou mais. É verdade que há sempre dois ou três que dilaceram nossa intenção e se fincam em nossa alma, como estaca no coração de vampiro, nos tirando a sensação de eternos. São esses que valem a pena, e são tão poucos.

    Nessa busca, vivo um luta feroz para não me atrasar na procura de novos bons autores, ao mesmo tempo que ainda quero, necessito, descobrir os encobertos pelo tempo, ou me aproximar daqueles que nunca saem de cena. Guimarães Rosa e Proust, por exemplo, estão sempre acordados para mim.

    Gostaria de me aprofundar, em meu blog, e falar mais de literatura, principalmente desses cérebros mais calibrados que o meu. Por enquanto nado em águas rasas, e talvez um dia saberia lidar com o mar aberto e as profundezas.

    Cinco livros que mais me marcaram, quer pela beleza, pela intensidade do verbo, quer pela novidade, são:

    Nos cus de judas, de António Lobo Antunes

    Esse livro foi publicado em 1979, em Portugal, mas eu mesmo só fui descobri-lo no ano passado, depois de ler, em 2004, A Ordem natural das coisas, do mesmo autor. É dilacerante. Um homem sai de Angola, depois de servir na guerra como médico, e volta a Portugal para se reencontrar com sua amada. É um monólogo labiríntico, carregado de lirismo, incertezas e dor existencial.

    O teatro de Sabbath, de Philip Roth

    Passei um tempão procurando nos sebos até encontrá-lo. A busca não foi em vão. Publicado originalmente em 1995, é um dos melhores romances de Philip Roth, embora alguns fiquem com Pastoral americana ou Animal Agonizante. O teatro de Sabbath conta a história de Mickey Sabbath e sua absoluta recusa em viver dentro dos padrões morais convencionais.

    Ele quer transgredir, quer viver sempre no limite do escândalo, explorando os desejos secretos dos outros, das mulheres, mais especificamente. É classificado como um romance pornográfico, mas duvido que o próprio Roth o classifique assim. É um romance e ponto.

    Meu tio Roseno, a cavalo, de Wilson Bueno

    Essa novela de Wilson Bueno foi, sem dúvida, o livro que mais me emocionou em 2008. Também não é do ano passado, foi publicada em 2000. Uma cigana conta a Roseno que Doroí, a mulher dele, estava grávida, daria à luz uma menina, a quem a cigana logo deu o nome de Andradazil.

    Roseno estava longe de casa e tinha de chegar a tempo de assistir ao nascimento da menina. Ele cavalga sete dias de viagem, de Guairá a Ribeirão do Pinhal, no Paraná, 50 léguas e meia, para ver sua filha nascer. É nesse ínterim que existe a história, um espaço entre a esperança e a vida, em que o narrador, sobrinho de Roseno, inscreve uma geografia poética, à medida que o cavalo avança.


    Mãos de cavalo, de Daniel Galera

    Publicado em 2006, Mãos de cavalo é o primeiro romance de Daniel Galera, jovem escritor de 30 anos, cuja técnica demonstra o potencial para estar entre os grandes daqui a uns dez anos. O livro é narrado em primeira pessoa e conta como um rapaz de seus vinte e poucos anos está fazendo para forjar sua identidade sem o sentimento de culpa que o atormenta, por não ter ajudado um amigo na adolescência. Repassa a geração dos anos 1990.

    Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum

    Hatoum já é grande. Órfãos do Eldorado confirma a capacidade que ele tem de construir um tecido de amor em meio ao sentimento de morte e destruição, crise de família, visão apocalíptica do mundo. O otimista acha que ele constrói a luz. O pessimista está certo de que ele cria a escuridão, com pequenos pontos luminosos em meio à falência total. O amor já não constrói mais nada. O amor é que dá a esperança. Eis o contraste.

    ResponderExcluir
  2. Bem, esse ano foi pobre de leitura pra mim... Assim, a leitura que me aquece a alma e me acalenta os dias. Mas foi bombardeada de artigos cientificos, pesquisas e livros da graduação, módulos da atualização a distância... Fiquei sem tempo para as minhas leituras.
    Tem um em especial, que praticamente tive que decorar: Comitê de ética em pesquisa no Brasil: Um estudo das representações sociais. Publicação de minha orientadora de monografia, Maria Liz Cunha.

    Mas 2009 começa com entusiasmo, finalizei Marley e eu, gostei pela intensidade das emoções que o autor nos sugere na história verídica.
    Começarei ler As cinco linguagens do amor, de Gary Chapman. É um excelente livro e estou querendo lê-lo faz tempo.

    Bem, basicamente isso!

    Bjoo e boa leitura em 2009 para todos nós!

    ResponderExcluir
  3. "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" é, de fato, excelente. Foi o primeiro livro que li de Saramago e até hoje um dos melhores para mim.

    Uma dúvida sobre seu blog: por qual motivo as abreviações, como por exemplo "q" e "qdo"?

    ResponderExcluir
  4. Leonardo, sou adepto do uso da linguagem própria para cada lugar, assim como aquela roupa q cai bem em uma ocasião mas não em outra. O uso de abreviações deve-se à dinamicidade da net, onde q qq qdo vc px e outras + são facilmente entendidas pelos leitores e permitem uma comunicação + rápida. Mas só nos textos q não espalho em outros sites, nos artigos q aparecem só aqui no blog ou nos meus comentários net afora.

    But, take easy boy, in real life I'm totally normal, well, maybe almost normal.

    ResponderExcluir
  5. px eu não sei o que é!
    Eu escrevi lá o que vc me pediu. se vc quiser eu colo aqui. Mas é uma confusão danada!
    bj, f

    ResponderExcluir
  6. px = próximo ou próxima

    cola aqui sim, mas eu quero com os títulos, pra poder pesquisar as sinopses e quem sabe adicionar na minha lista de leituras deste ano.

    ResponderExcluir
  7. The God Delusion, R.Dawkins
    ótimo, embora idisossincrático

    god is not Great, C.Hitchens
    muito bom, tipo pra emudecer os contrários

    The Quotable Atheist, J.Huberman, ed.
    divertidíssimo

    Atonement, I.McEwan
    ficção inteligente

    Made in America, B.Bryson
    interessantíssimo, eu diria

    Shakespeare, G.Greer
    um desbunde, foca principalmente King Lear

    toda terça, C.Saavedra
    tbm ficção inteligente, vide resenha na copa

    Dos q vc mencionou, só li "Desobediência Civil". A lógica do cara é inescapável. Este ano vou ler "Walden".

    ResponderExcluir
  8. Olá JLM, obrigada pela sugestão de fazer um top5 dos livros que mais me marcaram em 2008, mas na verdade só li dois (vergonha, vergonha!!) e o terceiro ainda não terminei e nem é romance. Mas estou a adorá-lo porque está a mudar os meus hábitos no trabalho e a libertar-me do stress ao realizar certas tarefas. Chama-se Getting Things Done, do David Allen. Recomendo!!

    ResponderExcluir
  9. Espero estar colando a resposta no lugar certo: Cara, agora q vc me fez parar pra pensar vi como essa pergunta é mais difícil de responder do que eu esperava. Mas vamos lá, aí vai uma listinha que pode ter algumas injustiças:

    Todos os Nomes - José Saramago
    Primeiro livro do Saramago q li. Muito bom mesmo. Foi a minha porta de entrada pros romances dele. Li depois o Ensaio sobre a cegueira graças a esse livro (q achei melhor q o ensaio) e estou lendo o Evangelho Segundo Jesus Cristo que
    tb entraria pra lista se eu já ivesse terminado. Aliás, entraria não. Já entrou. Tá aqui.

    Salada Russa - Tolstói, Gorki, Púchkin, Tchêkhov
    Um livrinho despretensioso (quase infanto-juvenil) q achei por acaso num sebo, com contos de grandes contistas russos como os nomes ali em cima. A tradução é de Tatiana Belinky e edição da Edições Paulinas. Como tinha lido muito pouco dos russos, foi um prato cheio.

    O Amor nos tempos do Cólera - Gabriel Garcia Marquez
    Primeiro livro dele que li tb. As primeiras oitenta, cem páginas, deixaram uma expectativa não tão boa qto eu esperava, parecia q não desenvolvia. de repente aprendi a ler o romance, o livro deslanchou e se tornou um grande destaque de
    2008.

    A Arte de Escrever - Schopenhauer
    Não sou mto fã de teoria literária. Mas Schopenhauer consegue escrever de forma a deixar tudo mais divertido. Ganhei de presente (da Incubadora Literária) e entra pra lista dos marcantes.

    Dois Palitos - Samir Mesquita
    Esse foi vc q indicou e comprei o livro da caixa de fósforo. Foi bacana ver o microconto achar seu papel principal. Muito bacana, além do fato de ver o livro-fetiche levado a extremo, uma iniciativa bem marcante.

    Pra completar, tem três que me marcaram da literaura aqui de Blumenau. Sei q estoura os cinco, mas vai como bônus, sei lá.

    Extraviário - Dennis Radünz
    Esse foi o último daqui q li. Me intrigou bastante a poesia desse cara. Poemas bem diferentes, não consegui ainda definir bem. Por causa desse livro comprei o
    Livro de Mercúrio, do mesmo autor, pra ver se descubro mais alguma coisa.

    Nem sei bem se gosto muito, mas tem algumas coisas bem interessantes. Como disse, me intrigou e isso já vale algo.

    Falações - Marcelo Labes
    Um cara novo q escreve como gente grande. Poemas ácidos e bem
    interessantes, com bastante intertexto. Foi um dos responsaveis por me voltar um pouco para a literatura regional.

    De espantalhos e pedras também se faz um poema - Viegas F. da Costa
    Outro responsável por me alertar q existe boa literatura por aqui. Já tinha lido o livro de crônicas do mesmo autor, mas é nesse de poemas q acho q ele conseguiu um resultado melhor e mais consistente. É denso, poético e ainda tem um certo charme de ser impresso em linotipo.

    Não sei é bem isso q vc esperava, mas salvo alguns esquecimentos, acho q é por aí.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. desafio aceito e cumprido! minha lista tá nesse post.

    ResponderExcluir
  11. Um luxo esta lista. E fico muito feliz por Girassóis Cegos encabeçá-la. Congratulações, grande Jeff!

    ResponderExcluir
  12. Ah facinho, mas tb difícil pq sou destrambelhada. Costumo dizer que eu sou a lider fundadora do movimento dos sem livro, eu leio emprestado (bilblioteca, pessoas) e nem sempre anoto, então esqueço, misturo e reinvento muito os títulos. Mas, com essa ressalva, posso dizer os top of mind: A maçã no escuro da Lispector; Uma Florbela Espanca que agora não lembro o título do livro (desculpa, essa sou eu), um outro da Sophia de Mello Breyner Andresen (maravilhoso! uma publicaçnao linda, o livro e um cd numa caixinha. O cd com poemas recitados por algum português famoso. Nao aguentei ouvir. gosto de ler e não ouvir. E tb não lembro o título!)e a descobertado fim do ano: Alessandro Baricco. listo os dois, que li em dezembro, Seda e Mundos de vidro - apaixonantes, ambos! fechou 5, né? vou lembrar alguma coisa depois, mas acho que não estou sendo injusta.
    Só vc jefferson (ou o milton), com essa mania de anotar e listar! Hehe!

    bj, f

    os titulos da Florbela e da Sofia eu vou ficar devendo. O primeiro é de uma bilblioteca e o segundo de uma pessoa que me emprestou. Quando eu conseguir os títulos e te falo.

    ResponderExcluir
  13. Ah pesquisei na internet. Acho que o que li da Florbela foi esse aqui:
    "Coleção a Obra-prima de cada autor", Sonetos - Florbela Espanca (texto integral), Martin Claret editora.
    Assim como o da Sofia é um coletanea. Ambas poesia portuguesa da melhor qualidade! E nessa pesquisa, achei que ia te interessar, descobri que a Florbela tb estudou direito! Não sei se concluiu. bj, f

    ResponderExcluir
  14. Jeferson vou fazer a atualização no meu post, só não prometo colocar as fotos e as resenhas.

    bye

    ResponderExcluir
  15. Ae chefe deu um update lá no post da uma olhada ve se é assim mesmo:
    http://abdieldamon.wordpress.com/2009/01/16/livros-top-10-de-2008/

    ResponderExcluir
  16. Eu já conhecia sobre essa técnica porém não com esse nome, nem sabia que existia algum livro sobre o tema. Isso foi muito usado nesses atentados de 11 setembro, foi através dele quem me despertou o conhecimento sobre esses assuntos.

    ResponderExcluir
  17. Li um mto bom tmb que chama A Ordem é Amém de John Chelh é ótimo daqueles que da gosto de ler uma história surpreendente e emocionante nota 10!!

    leiam vc vão gostar!!

    eu o achei no site: www.seteseveneditora.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini