Os 5 melhores livros de 2008

Dentre as leituras q fiz em 2008, encontrei livros excelentes, bons, regulares e ruins. E, seguindo a mesma eleição q fiz das leituras de 2007, resolvi não só eleger o melhor livro q li no ano, mas os 5 melhores. Não são todos lançamentos de 2008, nem os mais vendidos do momento. O meu critério continua sendo aqueles q mais influenciaram o meu pensar e falar e principalmente, o meu escrever. São pérolas q trazem não só boas histórias, mas bons contadores de histórias, onde o mais importante não é O QUÊ se conta, mas COMO se conta. Abaixo segue a lista dos livros q fizeram a minha cabeça em 2008 e q, com certeza, eu levaria para uma ilha deserta.


1º lugar: Os girassóis cegos, Alberto Méndez (2007, Mundo Editorial) - o único livro do escritor espanhol q faleceu em 2004 traz 4 contos q retratam o lado "derrotado" na Guerra Civil Espanhola. Além disso, é uma verdadeira lição de escrita.
Leia a resenha.
Veja o preço do livro.




2º lugar: Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, Marçal Aquino (2005, Cia das Letras) - Já emprestei o livro para inúmeras pessoas e até agora não encontrei um q não gostasse da história. Foi o 1º livro q li do Aquino, mas não será o último. Novamente, a arte de narrar está explícita em uma história de sedução e loucura.
Leia a resenha.
Veja o preço do livro.




3º lugar: O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Saramago (1991, Cia das Letras) - Com razão é o livro mais polêmico do escritor português. Ele mostra Jesus de um ponto de vista humanista, coisa q vai de encontro a mtos dogmas religiosos. Destaque especial para a morte de José, para o Diabo e para a conversa de Jesus com Deus no meio do mar da Galiléia.
Veja o preço do livro.




4º lugar: A Desobediência Civil e Outros Ensaios, Thoreau (2005, Martin Claret) - Filosofia e política em uma tese q influenciou mtos pensadores, como Ghandi e Martin Luther King Jr., e q demonstra oq deve ser feito qdo uma lei é injusta.
Leia a resenha.
Veja o preço do livro.





5º lugar: Oficina de Escritores, Stephen Koch (2008, Martins Fontes) - quem melhor para ensinar as técnicas de escrita mais bem sucedidas dq os escritores de sucesso? Koch reuniu e organizou dicas especiais para os escritores iniciantes e fez um livro ímpar, principalmente no mercado brasileiro.
Leia a resenha.
Veja o preço do livro.


E você, quais são os Top 5 da sua lista de leituras em 2008?
Postar um comentário