Minhas leituras de 2008

Minha cota de livros lidos aumentou 2 de 2007 para 2008. Ohhhh, que grandioso progresso, talvez vc pense. Bem, para quem não tem a vida ganha e precisa trabalhar e estudar, acrescentar 2 pratos no malabare literário que já tem 48 é uma façanha. Se bem q passei uns períodos meio vidrado em séries e filmes na internet - e q tomam um tempo danado - q depois percebi não serem tão bons assim e q eu poderia ter aproveitado melhor lendo um livro. Geralmente é nas férias de meio e fim de ano q a média cai, talvez por causa das viagens, festas e visitas de fora.

Uma amiga comentou q deve ser chato ler só para atingir uma cota. Concordo plenamente. Acontece q eu não leio SÓ para atingir cotas. No meu caso é o contrário, eu estabeleço cotas pq adoro ler, e se não tiver algum incentivo, um empurrãozinho, um puxão de orelha, o ano passa e vou me achar tendo lido apenas 5 livros. Aí sim, minha consciência vai pesar, e vou ficar pensando "pq vc não fixou um objetivo de ler ao menos um livro por mês, oq daria 12 ao ano, seu molenga?". Para evitar auto-flagelação em dezembro, fixei como objetivo ler 4 livros por mês, ou de 48 a 50 por ano. Meu gosto não mudou muito do ano passado, e continuo lendo muitos clássicos gregos, livros de filosofia ou q trazem técnicas de escrita, ficção fantástica e alguns best-sellers (a maioria para falar mal depois). Este ano acrescentei alguns para a monografia e acredito q em 2009 ainda apareçam mais. Também li alguns livros enviados por editoras, escritores ou sites q me pediram para resenhá-los, e também já tenho uma pilha destes para 2009.

Algo q percebi é q, infelizmente, não estou conseguindo resenhar todos os livros q leio. Claro q poderia fazer um resumo simples da história e dar uma nota pro bichinho, mas não me sinto bem fazendo isso. Gosto de entrar de cabeça em uma resenha, seja para o bem ou para o mal, meu ou do livro. Por isso, resolvi q este ano vou resenhar apenas um livro por mês, o melhor q eu tiver lido, ou o mais conhecido, dependendo de qual livro mexeu mais comigo. Então, serão 12 resenhas, talvez mais, mas com a certeza dq serão as minhas melhores indicações de leitura aos amigos e visitantes do blogue.

18 livros classificados como "Excelente"
20 livros classificados como "Bom"
5 livros classificados como "Regular"
7 livros classificados como "Ruim"
JANEIRO
1. Carta sobre a Felicidade, Epicuro. - Excelente
2. A Terra Pura, Alan Spence. - Bom
3. Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, Marçal Aquino. - Excelente
4. A Bússola de Ouro, Philip Pullman. - Excelente
5. Morte em Veneza, Thomas Mann. - Excelente


FEVEREIRO
6. A Faca Sutil, Philip Pullman. - Bom
7. O Dom Supremo, Henry Drummond. - Regular
8. A Clemência, Sêneca. - Bom
9. Político, Platão. - Bom
10. O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Saramago. - Excelente

MARÇO
11. Direito Previdenciário, Ivan Kertzman. - Regular
12. A Verdade e as Formas Jurídicas, Michel Foucault. - Bom
13. Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley. - Excelente
14. O Profeta, Khalil Gibran. - Bom

ABRIL
15. Manual do Roteiro, Syd Field. - Excelente
16. Vem aí uma nova Idade Média?, Délia Guzmán e Maria Dolores Figares. - Regular
17. A Trilha Iniciática das Artes Marciais, Michel Echenique. - Regular
18. O Jovem Törless, Robert Musil. - Regular

MAIO
19. Rato, Luís Capucho. - Ruim
20. História Verdadeira, Montesquieu. - Bom
21. Para ler como um escritor, Francine Prose. - Bom

22. A Igreja do Diabo e Outros Contos, Machado de Assis. - Bom
23. Todos os Belos Cavalos, Cormac McCarthy. - Bom

JUNHO
24. Lemniscata: o Enigma do Rio, Pedro Drummond. - Bom


JULHO

25. A Metamorfose, Kafka (adaptação de Peter Kuper). - Bom
26. Vida e Doutrina - Os Analectos, Confúcio. - Bom
27. A Desobediência Civil e Outros Ensaios, Thoreau. - Excelente

28. Oficina de Escritores, Stephen Koch. - Excelente
29. A Voz do Silêncio, H. P. Blavatsky. - Bom

AGOSTO
30. Cartas a Delia e Fernando, Jorge Angel Livraga. - Bom
31. Coisas Frágeis, Neil Gaiman. - Excelente
32. O Bigode, Emmanuel Carrère. - Excelente
33. Kafka de Crumb, David Zane Mairowitz. - Excelente
34. o OrVaLhO e Os DiAs, Nilton Resende. - Ruim

35. As Fenícias, Eurípedes. - Excelente
36. Fábulas, Esopo. - Excelente
37. Como um Romance, Daniel Pennac. - Bom
38. As Diabólicas, Boileau-Narcejac. - Excelente

SETEMBRO
39. Do Contexto ao Texto, Pietrafesa-Borba. - Ruim
40. História & Documento e metodologia de pesquisa, Samara-Tupy. - Ruim

OUTUBRO
41. Dexter: a mão esquerda de Deus, Jeff Lindsay. - Excelente
42. A Luneta Âmbar, Philip Pullman. - Ruim
43. Dhammapada / Atthaka, Buda. - Bom
44. The Gotham Writer's Workshop. - Bom


NOVEMBRO
45. Superdicas para escrever bem, Edna M. Barian Perrotti. - Bom
46. O filho eterno, Cristovão Tezza. - Ruim
47. Os girassóis cegos, Alberto Méndez. - Excelente


DEZEMBRO
48. Aprendendo a viver, Sêneca. - Excelente
49. Íon / Hípias Menor, Platão. - Ruim
50. Saber envelhecer / A amizade, Cícero. - Bom
Veja também:

Comentários

  1. Você merece! Vá lá.
    Beijos, mais de mil!!! :) 2009 repleto!
    Eu te adoro, meu, sei lá como definir hehe.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Eu fico indignada como você consegue ler um livro que é ruim. Geralmente pouqissimas pessoas tem essa força de vontade de acabar um livro que quando chega na metade é o terror...

    Um dia eu faço que nem você :DD

    ResponderExcluir
  3. Isso é que é gostar de ler! heehe Parabéns, cara.
    Devo admitir que dessa lista enorme, li apenas 2 (ou três, dependendo do ponto de vista).
    Li Admirável Mundo Novo, que tenho em casa, e A Metamorfose, esse tanto na versão original, quanto na versão de Peter Kuper, que achei ainda melhor!

    ResponderExcluir
  4. Bela lista. A maior parte, claro, não li. Mas gostei da variedade. E é sempre bom rever alguns nomes. Boas leituras pra 2009. Agora dá licença q eu vou escolher uns nomes da sua lista pra mim... ehehhe

    ResponderExcluir
  5. É uma lista grande, realmente. Os que considerou ruins, você chegou a terminar de ler? E, engraçado, contrariando todas as premiações literárias, "O Filho Eterno" recebeu classificação sua de ruim.

    ResponderExcluir
  6. Sim, Leonardo, todos da lista eu li até o final, até os q classifiquei como ruins. Faço isso pq sou um otimista, sempre acredito q um livro pode melhorar na próxima página.

    Os motivos q me levaram a classificar OFE como ruim estão enumerados na resenha q fiz dele (basta clicar nele na lista acima).

    ResponderExcluir
  7. Amei a idéia (ou ideia?) de anotar em uma lista os livros lidos para fazer o balanço no final do ano...
    Promessa de ano novo: em 2009 vou tentar fazer a minha própria lista, pq não tenho noção de quantos li em 2008. Claro que não cheguei perto dos 50,mas não foram muito poucos também. Feliz 2009!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini