A casa das belas adormecidas, de Yasunari Kawabata

Dormir calmamente com uma garota como aquela seria um consolo fugaz para quem persegue os prazeres da vida que já não tem mais”. Eguchi, um velho de 67 anos, passa a freqüentar a casa que oferece adolescentes virgens sedadas como companhia para “velhos que deixaram de ser homens”. São cinco capítulos, cinco visitas e seis diferentes virgens. Cada uma conforta Eguchi de maneira diferente, lembra-o de um passado esquecido, revela um medo premente. Acima de tudo, o olhar profundo sobre a beleza do corpo e alma femininos transforma a história em um hino de louvor às mulheres, sem deixar de lado questões importantes como a solidão, a velhice e a morte. Yasunari Kawabata ganhou o Nobel de Literatura em 1968 e suicidou-se 4 anos depois. Publicado em 1961, o livro inspirou Gabriel García Márquez a escrever Memórias de Minhas Putas Tristes. Tenho de admitir que ambos são muito parecidos e que até eu fiquei inspirado a escrever um conto sobre o tema.

leitura: Janeiro de 2009
obra: A casa das belas adormecidas (Nemureru Biju) de Yasunari Kawabata
tradução: Meiko Shimon
edição: 1ª, Estação Liberdade (2004), 124 pgs
compare os preços: Buscapé - Americanas - Submarino - Cultura
Bom

Comentários

  1. Ola Jeferson..
    Por um acaso encontrei seu blog.. sou fissurado pela série Justiça sem limites, e vi a forma com que voce tira pequenos trechos marcantes... adorei mesmo... entao resolvi visitar o restante do blog.
    Já favoritei e vou continuar visitando.

    Abraços e parabens por ele.
    Rafael

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Rafael

    Pena q a série acabou, né? Vai deixar saudade.

    1 abraço

    ResponderExcluir
  3. do kawabata tem o país das neves que e bão também.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini