A Metamorfose, de Franz Kafka (adaptação de Peter Kuper)

O tcheco Franz Kafka (1883-1924) é considerado um dos grandes escritores do século XX, apesar de ter vendido poucos livros em vida e morrer sem ser devidamente reconhecido. Morreu aos 40 anos de idade, de insuficiência cardíaca, enquanto internado em um sanatório para curar-se da tuberculose.

As histórias de Kafka remetem a situações em que os protagonistas vivem um pesadelo, geralmente fantástico, e pouco parecem se importar com isto. Kafka mistura influências judia, tcheca e alemã, permeando os seus escritos com os sentimentos de culpa, impotência e injustiça.

A Metamorfose é uma de suas obras-primas mais conhecidas. O caixeiro-viajante Gregor Samsa acorda uma manhã como um inseto gigante. Sem buscar explicações lógicas, tanto o autor quanto Gregor e a sua família tentam readaptar suas rotinas conforme a nova situação. Não tanto por um membro da família agora ser um inseto, mas pelo provedor do sustento estar impossibilitado de trabalhar. Várias nuances psicológicas podem ser levantadas (e aplicadas em nossos dias), como a falta de comunicação entre os membros da família, o interesse egoísta em uns se aproveitarem da boa vontade de outros, etc. A preocupação de Gregor com o seu emprego e com o que os outros vão pensar de sua ausência ao invés de se preocupar com a sua estranha mutação chega a ser cômica. Mas a mensagem está dada, a metamorfose de Gregor ocasionou a de todos à sua volta. Vale a pena refletir como isso se aplica em nosso caso.

Peter Kuper é desenhista norte-americano famoso pelas tiras Spy vs. Spy. Já ilustrou outra HQ (História em Quadrinhos) baseada nas obras de Kafka, Desista! (Conrad, 2008) onde são reunidos nove contos do autor tcheco. O seu estilo crítico em preto-e-branco dá um ar ao mesmo tempo sombrio e cult, deixando no leitor o sentimento exato que Kafka quis passar.

A adaptação de A Metamorfose por Peter Kuper é excelente, de leitura rápida, com os devidos méritos próprios. Imagine recontar uma história clássica e ao mesmo tempo dar o tom de crítica atual. Ná página 14, por exemplo, onde Gregor reclama que "É sempre a mesma história, dia após dia... Comendo coisas horrorosas pelo caminho", Kuper desenha sutilmente o protagonista comendo um hambúrguer com dois arcos em forma de M no fundo. Mais crítico, nem desenhando.

Veja também:
leitura: Julho de 2008
obra: A Metamorfose (Die Verwandlung) de Franz Kafka
adaptação: Peter Kuper
edição: 1ª, Conrad Editora Objetiva (2004), 88 pgs
preço: Compare os preços no BuscaPé

Comentários

  1. Os meninos do Bravus net também gostam de Peter Kuper, mas você acha que adaptações desta natureza popularizam ou maculam obras primas? Desconstruir clássicos e cânones eu acho legal mas, não sei... Kafka é muito genial. Queria ver esta adaptação, só de curiosidade.

    ResponderExcluir
  2. Baixei o arquivo do cara. É bom pra caramba! HQ... quem diria que eu iria gostar de Kafka nos quadrinhos hehe. Sorte que eu amo HQ. Já havia escutado, mas não tive interesse.
    Valeu. :)

    ResponderExcluir
  3. Quem estiver curioso se o HQ é bom visite este site. Compensa.

    ResponderExcluir
  4. eu li esse livro na biblioteca e me encantei.
    queria comprar, mas não encontro em lugar nenhum, todos os lugares ode encontrei, ele tá em falta, esgotado.

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu estou lendo O Processo do Kafka. É o meu primeiro contato com ele.. nada fácil! Mas eu não consigo desistir, o livro é bom!

    ResponderExcluir
  6. FELIZ ANIVERSÁRIO, DOUTOR. TODAS AS HONRAS AO HOMEM QUE SERÁ LEMBRADO COMO
    O FILÓSOFO CONTEMPORÂNEO DA BLOGOSFERA. E SERÁS AMADO POR SUA HUMILDADE, COMO UM LINDO HOMEM DE BELOS
    OLHOS VERDES, E DE MUITA SABEDORIA, INCLUSIVE UM MESTRE QUE LEVANTA A BANDEIRA DE
    UM BRASIL CONSIDERADO 'MARROM', QUANDO EM VERDADE NÃO SABE DA SUSTENTAÇÃO INTELECTUAL DOS IMIGRANTES. SEUS OLHOS VERDES COMBINAM COM AS ÁGUAS BRASILEIRAS, E VOCÊ
    SERÁ RECONHECIDO COMO O GRANDE JEFF MALESKI, MAIS INTELIGENTE QUE A PRÓPRIA ARROGÂNCIA NATIVA.
    FELIZ NÍVER! GOIÁS TEM PERSONALIDADE. E SE CHAMA JEFFERSON MALESKI. FELICIDADES!
    BEIJOS!!!!!

    VIDA LONGA... AXÉ!!!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é ótimo, mas perturbador! Escrevi algo sobre ele. Ah... E "JC é gostoso"? Essa eu também nunca tinha ouvido!

    ResponderExcluir
  8. Kafka em Hq? Não conhecia, deve ser muito interessante. Parabéns pela resenha. Um grande abraço e até à próxima.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini