Analecto que escrevi em 2007

Analecto: s. m. Coletânea de trechos em prosa e/ou verso, ger. de autores célebres e dispostos segundo época, autoria, tema etc.; antologia. Coleção de máximas ou aforismos escolhidos de um ou mais autores; antologia, seleta.
Aforismo: s. m. Máxima ou sentença que, em poucas palavras, explicita regra ou princípio de alcance moral; apotegma, ditado. Texto curto e sucinto, fundamento de um estilo fragmentário e assistemático na escrita filosófica, ger. relacionado a uma reflexão de natureza prática ou moral.
(Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa 1.0.5)

Todo filósofo é religioso, mas nem todo religioso é filósofo.

Deus e diabo são dois opostos assim como frio e calor, claro e escuro, bem e mal. Se você acredita na existência de um deles, forçosamente acredita na do outro.

Não se deve exigir que o escritor sempre se supere. Até porque mesmo grandes autores têm um período de hibernação antes de acordarem na próxima primavera com uma obra-prima desabrochando em suas mentes. (CLB)

Há pessoas que se apegam demais ao que têm, e outras ao que não têm.

O ideal seria que aqueles que raptam recém-nascidos encontrassem aqueles que os abandonam.

Se apenas um único de teus sorrisos ilumina toda a minha existência, porque tu insistes em exauri-los com aqueles cegos que preferem morar em eterna escuridão?

O amor é atemporal aos homens, pois mesmo que estes não existissem, ele existiria.

Todas as mulheres são princesas, só esqueceram de contar a algumas delas. Todos os homens são sapos e cônscios disso. Alguns sapos beijados por princesas viram príncipes, outros viram para o lado e dormem. Da mesma forma, alguns príncipes beijados por princesas viram reis, outros, sapos. Mas, no fundo (da lagoa) todo sapo sonha com o beijo da princesa.

Entrevemos o que é sorte quando o Universo todo inexplicavelmente gira ao nosso redor. Contudo, é necessário que ele não gire também ao redor dos outros, pois o ordinário não é classificado como sorte. Logo, forçosamente a sorte é egoísta e maldosa porque necessita que apenas um tenha, seja e ganhe aquilo que a maioria não tem, não é e não ganha. Quem perceber o desequilíbrio que a sorte lhe traz poderá dividir os frutos obtidos e harmonizar a balança da sua existência, transfigurando algo nocivo em prol da humanidade.

Melhor é a abstinência do que sexo com a pessoa errada. Aquilo que começar errado dificilmente terminará certo, mas o que começar certo terá as estatísticas a seu favor.

Hoje sou o dobro do que era no passado e a metade do que serei no futuro.

A verdadeira índole de uma pessoa aparece quando ela possui uma razão justificada contra você.

Os homossexuais são predadores, os ingênuos, a sua caça.

Todo homem é feliz estando os a quem ama satisfeitos.
O altruísta é feliz ao ensinar felicidade aos à sua volta.
O sábio é feliz quando a humanidade sabe o que ele sabe.
O egoísta é feliz enquanto ninguém estiver mais feliz que ele.

Um motivo para não gostar de você
Tenho seis mil setecentos e noventa e um motivos para gostar de você, e apenas um para não gostar. Entretanto, minha fraca memória só me permite lembrar dos primeiros.

A quantidade de preconceito que cada um de nós tem é inversamente proporcional a de inteligência.

Quanto mais para o alto eu olho, mais percebo o quão profundo é o vale em que me encontro.

Se você não se valorizar, chegará uma hora em que todos acreditarão em você. O contrário também é válido.

Aquele que tem por vício a leitura, droga alucinógena das mais leves, acabará cada vez mais dependente dela. E o pior, passará para drogas mais pesadas, como a escrita. Nesta fase crítica, o leitor-viciado-escritor, tende a fugir regularmente da realidade e ter devaneios alucinógenos de que, assim como Deus, é criador de Universos inteiros.

Comentários

  1. é ta chegando a hora de fazer o balanço de 2007
    !

    ;*

    ResponderExcluir
  2. "Sol do dia
    Nuvem branca
    Sem sardas

    Não sei quanto o mundo é bão
    Mas ele está melhor
    Desde que você chegou"

    Guardarei lindos momentos de 2007.

    Tão gostoso ter participado um pouquinho com você...

    Até Breve!

    ResponderExcluir
  3. Um belo ano com profundas frases.

    Supere-se no próximo. Continue citando.

    Parabéns!

    Dai

    ResponderExcluir
  4. 2007 foi bastante profícuo na sessão aforismos. Que venha 2008 então.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá, bacana seu analecto. Estava procurando uma boa definição para a palavra e acabei passando por sua página. Apenas um dúvida:essa coleção de frases pertencem a quem? A primeira resposta seria a você, pois as selecionou,mas:quais os autores? É necessário citar o nome dos autores para compor um analecto?

    Feliz ano novo,

    Tiago.

    ResponderExcluir
  6. Meu email: tiagotm@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Tiago,

    Primeiro, obrigado pela sua visita e pelo comentário. Seja sempre bem-vindo.

    Quando vc faz um analecto de aforismos de outros autores, é bom citar cada um logo abaixo da citação. Isso evita confusões e mostra que vc não está plagiando ninguém, pois sem mencionar a autoria subentende-se que é sua.

    No caso das frases que vc viu no meu analecto, são todas minhas, por isso não há referência a outros autores. Mas se vc navegar pelo meu blog verá que cito aforismos de outros autores também, mas fazendo a menção devida.

    1 abraço sincero.

    ResponderExcluir
  8. Entrei em sua página e descobri que você tem uma quantidade muito boa de resenhas. aos poucos vou ler todas.Prazer em conhecê-lo.

    ResponderExcluir
  9. Sábias palavras, vou continuar me drogando, já sou viciada em escritores. Parabéns

    ResponderExcluir
  10. JLM - Achei o máximo ler esta página! São vários autores... e tu onde estás? Muito bem pensado o que aqui fizeste!Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini