Ernesto Sabato

Creio que a verdade é perfeita para a matemática, a química, a filosofia, mas não para a vida. Na vida contam mais a ilusão, a imaginação, o desejo, a esperança.

A vaidade é um elemento tão sutil da alma humana que a encontramos onde menos se espera: ao lado da bondade, da abnegação, da generosidade.

A esperança não será a prova de um sentido oculto da existência, uma coisa que merece que se lute por ela?

A história não é mecânica, porque os homens são livres para a transformar.

A vida é tão curta e o ofício de viver tão difícil, que, quando começamos a aprendê-lo, temos de morrer.

Arte e literatura unificam-se naquilo a que chamamos poesia.

As ficções salvam os que as escrevem e os que as lêem.

As modas são legítimas nas coisas menores, como o vestuário. No pensamento e na arte, são abomináveis.

Eu escrevo, porque senão estaria morto, para procurar o sentimento da existência.

O artista deve ser uma mistura de criança, homem e mulher.

O imperativo de não torturar deve ser categórico, não hipotético; tortura é um mal absoluto, não relativo; não existem torturas más e outras benéficas.

Ser original é, de certo modo, dar a conhecer a mediocridade dos outros.

Toda a obra de ficção é catártica.

Um bom escritor exprime grandes coisas com pequenas palavras; pelo contrário, o mau escritor diz coisas insignificantes com palavras grandiosas.

Viver consiste em construir recordações futuras.

Os best-sellers estão para a literatura como a prostituição está para o amor.

Ernesto Sabato (1911-) é um escritor e artista plástico argentino. Escreveu o livro Sobre heróis e tumbas.

Comentários

  1. Ehhh Jeferson, o ernesto sabato devia ter bebido um tiquinho..Então é assim? O amor o bendito amor é a coisa mais bela e pura do mundo. Não confundir com qualquer traste velho ou baixo..O amor bendito amor sim, que é tão dificil de encontrar, mas, quandos e encontra..xi, que coisa pura e bela..beijinhos pa ti
    e o meu poema um dia ainda vais er cantado tocado, quem sabe....Mais dia menos dia sai livrito por aqui.ehhhhh.

    ResponderExcluir
  2. Provocante? hehehe...deixou-me com a compreensao lenta...preciso pensar. Ups...Acho que nao concordo muito, melhor...nada mesmo. mas tudo e discutivel...se me fizeres mudar de ideias...quem sabe?
    Bjs meus

    ResponderExcluir
  3. Também não concordo muoito, mas que é provocante láisso é!!!Abraços!!!*

    ResponderExcluir
  4. Besteira!
    Ainda quero que me definam porque um best-seller tem que ser ruim. Onde isso está escrito?

    ResponderExcluir
  5. "Ser original é, de certo modo, dar a conhecer a mediocridade dos outros."

    perfeito! suas seleções são sempre ótimas!

    ResponderExcluir
  6. Dai disse...


    Bom, desisto.
    Ano novo, renovações. Desejo felicidades para teu blog, amigo, mas a hospitalidade tua e do (muitas vezes) equivocado Sabato me convidam a retirar-me do teu núcleo de comentaristas e amigos.
    Mas... continue sorrindo, jeff.

    Boas festas ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini