Escritores na TV Câmara

Entre 2004 e 2009, a TV Câmara apresentou um programa de entrevistas chamado SINTONIA. Dos muitos convidados entrevistados por Inimá Simões, destacaram-se muitos escritores famosos, como João Gilberto Noll, Ignácio de Loyola Brandão, Ruy Castro, Milton Hatoum, Carlos Heitor Cony e Luis Fernando Verissimo; e escritoras como Lya Luft, Marina Colasanti, Martha Medeiros, entre outros(as). Estes momentos seriam preciosidades perdidas da TV brasileira, se a TV Câmara não disponibilizasse os vídeos gratuitamente, para assistir e para baixar, em seu sítio.

Atualmente, a tarefa ficou com o programa SEMPRE UM PAPO, com o foco exclusivo na literatura, e por onde já passaram os escritores José Eduardo Agualusa, Mia Couto, Içami Tiba, Drauzio Varella, Rubem Alves, Zuenir Ventura, Tony Belloto, José Romano de Sant'Anna, Cristóvão Tezza, Moacyr Scliar; e as escritoras Mary Del Priore, Adriana Falcão, Fernanda Young e Nélida Piñon, entre outros(as).

Os entrevistados falam sobre os seus livros, inspirações, vidas e um pouco das técnicas de escrita que utilizam. Para assistir as entrevistas basta clicar nos links acima, sendo que estão diferenciados escritores de escritoras devido às limitações da ferramenta de busca no sítio da TV Câmara.


Sintonia: Programa cultural de entrevistas com artistas, acadêmicos e políticos sobre diversos aspectos da realidade cultural e do pensamento brasileiro. Programa exibido entre 2004 e 2009.

Sempre Um Papo: Em parceria com a Associação Sempre Um Papo, a TV Câmara exibe quinzenalmente debates com escritores brasileiros, colocando frente a frente autor e leitor. Sábado, às 18h30.
Postar um comentário