Zeitgeist II - Addendum (2008)


Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente.

Ninguém é mais escravo do que aquele que falsamente se acredita livre.

Existem duas formas de conquistar e escravizar uma nação. Uma é pela espada. A outra pela dívida. (John Adams)

Se não houvesse dívidas em nosso sistema financeiro, não haveria dinheiro. (Marriner Eccles - Administrador da Reserva Federal - 1941)

O presidente norte-americano Andrew Jackson (1835) declarou: Os grandes esforços feitos pelo banco atual para controlar o governo são apenas premonições do destino que aguarda o povo americano caso sejam induzidos à perpetuação desta instituição ou ao estabelecimento de outra do mesmo tipo.

Somente Deus pode criar algo de valor a partir do nada.

A ganância e a competição não são o resultado de um temperamento humano imutável. Ganância e medo da escassez na verdade são criados e ampliados. A conseqüência direta disso é que temos que lutar uns com os outros para sobreviver. (Bernard Lietaer - Fundador do Sistema Monetário da União Européia)

Podemos ter democracia nesse país ou ter muita riqueza concentrada nas mãos de poucos, mas nunca os dois. (Louis Brandnis, Juiz da Suprema Corte)

É a tecnologia o que resolve os problemas, não a política.

Minha pátria é o mundo e minha religião é fazer o bem. (Thomas Paine)

O diabo, cujo interesse é distorcer a verdade, imita as circunstâncias exatas do Sacramento Divino. Ele batiza seus adeptos e promete o perdão dos pecados. Celebra a oblação do pão e traz o símbolo da ressurreição. Conheçamos portanto a artimanha do diabo, que copiou certas coisas Divinas. (Tertuliano - 155–222 d.C.)

Eu acredito que a verdade desarmada e o amor incondicional terão a palavra final na realidade. (Dr. Martin Luther King - 1929-1968)

Se for verdade que todos viemos do centro de uma estrela, cada átomo em nós veio do centro de uma estrela, então somos todos a mesma coisa. Mesmo uma máquina de refrigerante ou uma ponta de cigarro é feita de átomos que vieram das estrelas. Todos foram reciclados milhares de vezes, como eu e você. Portanto, o que há lá fora é simplesmente EU, não há o que temer, não há com o que se preocupar. Então o que temer, pois tudo somos nós! Nós fomos separados por termos nascido, recebido um nome e uma identidade. Fomos separados da Unidade, e isso é o que a religião explora: as pessoas tem esse anseio por fazer parte da Unidade de novo, e isso é explorado, batizam-no de Deus, dizem que ele tem regras, e eu acho isso cruel. Acho que você pode fazer isso sem religiões. Um visitante extraterrestre que examinasse as diferenças entre as sociedades humanas acharia essas diferenças triviais quando comparadas às semelhanças. Nossas vidas, passado e futuro estão ligados ao sol, à lua e às estrelas. Nós vimos os átomos que compõem tudo na natureza e as forças que esculpiram essa obra e nós, que possuímos os olhos, ouvidos e sentidos locais do cosmo, começamos a imaginar nossas origens. Matéria estelar contemplando as estrelas, grupos organizados de bilhões e bilhões de átomos, contemplando a evolução da natureza, traçando o longo caminho pelo qual se chegou à consciência aqui na Terra. Devemos lealdade às espécies e ao planeta. É nosso dever sobreviver e progredir, não só por nós mesmos, mas também pelo vasto e antigo cosmos de onde viemos. Somos uma espécie. Somos matéria estelar se nutrindo de luz das estrelas. (Carl Sagan - 1934-1996)

Todo ser humano nasce nu e precisa de calor, alimento, água, abrigo. Tudo mais é auxiliar.

A ilusão da democracia é um insulto à nossa inteligência.

A verdadeira revolução é a revolução da consciência, e só pode ser feita por cada um de nós. Precisamos aprender a combater o ruído materialista divisionário que temos sido levados a acreditar que é a verdade. Não podemos conseguir uma radical transformação da consciência, não aceitar as coisas como são, mas ir até elas, investigá-las, dar nosso coração, nossa mente. Mas isso depende só de nós mesmos, pois não existe pupilo, líder, mestre ou guru. Você mesmo é o mestre, o pupilo, o líder, o guru. Você é tudo. Entender é transformar o que é. (Krishnamurti)


Assista o vídeo de 1h56 legendado.


Veja também:

Comentários

  1. Zeitgeist foi mto porrada. Vejamos se o Addendum retoma o mesmo primor. Vale conferir.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo

    Só não gostei do merchandising do tal The Venus Project. Meio surreal e difícil de engolir. Fora isso, traz mta coisa interessante sobre a manipulação pelo sistema capitalista.

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  3. A citação de Carl Sagan diz tudo o que penso sobre religião. O que muitos chamam Deus, eu chamo simplesmente de Natureza, essa Natureza física e metafísica, infimamente conhecida e gigantescamente desconhecida que nos deu toda energia que pulsa em nossas artérias e pensamentos. Somos Todos Um, e não preciso de Cristo, ou Maomé, ou Buda para seguir no caminho do bem. Os ensinamentos de Confúcio me servem tanto quanto os de Buda, quanto os de Eugênio Mussak ou de Fritjof Capra e Edgar Morin... Todos são, para mim, pessoas iluminadas ou que tiveram seus lampejos felizes de genialidade e colaboraram para melhorar a forma que tenho de apreender o mundo.

    ResponderExcluir
  4. pois bem,

    esse zeitgeist é polêmico...
    o que mais me enerva e as longas discussões sobre a parte I do primeiro filme, que vejo como mera acessória.
    o povo se coloca contra o zeitgeist como se fosse a defesa última contra o apocalipse
    será que é o FED que tá bancando esses caras?
    por outro lado, é desanimador entrar no site do zeitgeistmovement e ver um link dizendo "clique aqui e faça uma doação p/ o venus project"... porra, o fundamental não é criar uma sociedade baseada em recursos? eu dôo meu tempo, meu trabalho, mas pedir para doar dinheiro é uma puta sacanagem paradoxal

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini