NaNoWriMo 2008

Desta vez chutei o balde dicumforça. Em um momento de bobeira, olhando as moscas voarem lentamente em meu protetor de tela, resolvi me inscrever no National Novel Writing Month 2008, ou o Mês Nacional Escrevendo um Romance. Apesar do nome, o NaNoWriMo para os mais íntimos, já virou febre internacional, mesmo sendo uma idéia ousada e maluca: um projeto online de escrita criativa que propõe o desafio a todos os inscritos para escreverem um romance completo durante 30 dias. O desafio acontece todo ano no mês de novembro.

Só para ter uma idéia da seriedade do negócio, esta já é a 10ª edição do desafio. E com participantes do mundo todo. As regras são simples: você precisa escrever 50.000 palavras em 1 mês para ser um dos vencedores. Só isso. Fazendo as contas pelo meu Word, onde cada página tem cerca de 550 palavras, acabo concluindo que é o texto terá perto de 90 páginas. Dividindo por 30 dias, temos a média de 1.667 palavras ou 3 páginas por dia.

Parece pouco? Então lembre que são 3 páginas por dia durante 1 mês inteiro. Chova ou faça sol, com visitas daqueles parentes do interior, diarréia, falta de luz ou de internet, depressão ou qualquer outra desculpa daquelas que costumam aparecer quando queremos escrever algo um pouco mais extenso.

Parece muito? Pois saiba que em 2007, dos 101.767 inscritos, 15.335 saíram vencedores. E teve gente que conseguiu escrever 450.000 palavras, 818 páginas!

Como o objetivo é fazer uma pressão básica nos escritores cheios de idéias mas que sofrem de preguicite aguda ou síndrome do é-tão-difícil-começar, não importa se o resultado final será o texto mais lindo e poético e profundo que o mundo já viu, mas sim a contagem do número de palavras.

Basta botar tudo o que tem na sua cachola pra fora, ou melhor, no seu espaço virtual no NaNoWriMo, com direito a contador de palavras para colocar no seu blogue e certificado virtual exclusivo de vencedor. Mas a maior recompensa vem do seu ego, que vai lhe dizer: Viu, eu te disse que você era capaz! E fique despreocupado, ninguém lerá o que você escreveu se você não quiser, a escrita é só sua. Alguns vencedores do ano passado ganharam da Lulu.com exemplares impressos com capa colorida para os seus romances, outros foram patrocinados pela "vaquinha" que o NaNoWriMo faz com os donativos que recebe.

Se você não está se sentindo em suas plenas faculdades mentais ou deu vontade de fazer uma loucura, agora é a hora! As inscrições estão abertas e a empreitada começa dia 1º de novembro. Até lá dá pra pensar sobre o que deseja escrever e se preparar psicologicamente para o Dia D, ou melhor, o Mês N. E como dizia o Chapolin Colorado: sigam-me os bons (e loucos)!

Comentários

  1. Muito bom Jefferson, nunca tinha ouvido falar, mas parece ser um excelente programa disciplinador. E eu que não consigo manter o ritmo das minhas simples postagens...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini