Nobel da Literatura 2008

Saiu hoje (9/10/2008) o ganhador do Prêmio Nobel da Literatura: o romancista e ensaísta francês Jean-Marie Gustave Le Clézio, de 68 anos. Le Clézio embolsou o prêmio de US$ 1,4 milhão, mais o aumento nas vendas e traduções de seus livros que costumam alavancar quando se acrescenta um Nobel no currículo. O site do prêmio justifica da escolha: "Autor de inovações, aventuras poéticas e êxtase sensual, explorador de uma humanidade que transcende a civilização dominante". Nascido em Nice, França, e apesar de ter escrito dezenas de livros, o escritor tem publicados no Brasil apenas os livros O Deserto (Brasiliense, 1986); A Quarentena (Companhia das Letras, 1997); Peixe Dourado (Companhia das Letras, 2001) e O Africano (Cosac Naify, 2007).

Veja também:

Comentários

  1. Olá! Que gafe parafrasear um autor dando êxito à outro. Obrigado pela "dica".

    ps.: li Peixe Dourado e acho extremamente justo o prêmio.

    :)

    ResponderExcluir
  2. Este ano, a declaração de Engdahl, Secretário Permanente da Academia Sueca, praticamente eliminou as chances de um escritor americano ganhar a premiação.

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que existe um movimento antitudo, como a CLB... é assim? Bem, eu estou numa fase de ler coisas em meu idioma. Ainda acredito na rebeldia artística. E até penso que Brasil vive um momento único na literatura. Eu navego por aí, e sei que não há país algum com tantos blogueiros escritores. E assim, vou divulgar um filme de Cacá Diegues lá no Dai. Parece que o cineasta faz reflexão a respeito dessa era de blogs. Alguém duvida?

    Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini