Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley

Admirável Mundo Novo é um dos poucos livros que criticam sem atacar, sem ofender alguém diretamente, mas que atinge em cheio aqueles que utilizam minimamente os seus neurônios. Critica o prejudicial elevando-o hipoteticamente à sua extrema potência. Da mesma forma, defende o bom mostrando como seria a vida na sua ausência. E assim, desenha uma realidade alternativa - extrema? sim - mas lógica e possível.

A estória narra um futuro sem famílias, democracia, cristianismo, arte e liberdade. O pouco que se conhece sobre isso são conceitos distorcidos e superficiais programados pelo Estado nos humanos desde o nascimento. Os nascimentos ocorrem massiva e industrialmente, como na linha de produção criada por Henry Ford. Ford inclusive é o grande representante desta evolução, adorado por todos: os cargos mais elevados são Vossa Fordeza, a cruz foi substituída por um T em referência ao Ford T, o primeiro carro fabricado em série, e expressões como "pneumática" são usadas como adjetivos pessoais.

O processo chamado Bokanovsky retira até 98 clones gêmeos de um mesmo óvulo fecundado, reduzindo as capacidades intelectuais e condicionando-os a trabalharem e consumirem submissos por toda a vida. Os seres humanos são separados geneticamente por classes, funções e capacidades. "Tal é a finalidade de todo condicionamento: fazer as pessoas amarem o destino social a que não podem escapar" (p. 14). A promiscuidade é a regra, "cada um pertence a todos" (p. 37), e serve também como forma de controle. "À medida que diminui a liberdade política e econômica, a liberdade sexual tende a aumentar em compensação" (Prefácio, XVIII). Assim, jogos eróticos são estimulados desde a infância e alguém permanecer muito tempo com o mesmo parceiro é um comportamento anti-social. Conseqüentemente, palavras como casamento, pai e mãe são piadas repugnantes. "Sessenta e duas mil repetições fazem uma verdade" (p. 44).

Todos os problemas são resolvidos através do Soma, uma droga legalizada e amplamente distribuída pelo Governo, para aliviar depressão, frustração, solidão e dúvidas. Demonstra que qualquer fuga da realidade patrocinada pelo Estado é mais prática e fácil que a resolução definitiva do problema. Para aqueles que vivem no país do futebol, carnaval e Big Brother's Brasil, nada mais verdadeiro.

A estabilidade na sociedade é alterada quando alguns Alfas (a classe mais privilegiada criada para os cargos de chefia) passam a questionar o sistema por causa de suas individualidades. Lenina Crowne porque gostava de repetir o mesmo parceiro sexual. Bernard Marx porque nasceu fisicamente menor quando todos eram "condicionados a associarem a massa corporal com a superioridade social" (p. 62). Com Helmholtz Watson era justamente o contrário: ele era melhor que todos em tudo o que fazia. Porém, em uma sociedade que estimula a padronização, ser diferente, melhor ou pior, não é visto com bons olhos. Estas diferenças se tornarão mais visíveis e relevantes quando o selvagem John (correspondente a um citadino normal na época em que o livro foi escrito) é retirado de uma Reserva Selvagem fechada e levado à civilização. John aparece praticamente na metade do livro, mas é o personagem principal. Ele tenta ensinar o amor, a liberdade e o desejo através de citações de Shakespeare, todavia em vão. Apesar de suas palavras não surtirem efeito, são as suas ações (ele passa a ser observado como se fosse um animal falante) que afetarão os ao seu redor.

Escrito em 1932, antes da 2ª Guerra Mundial, como uma crítica à produção em massa (Fordismo) aplicada aos humanos e ao controle governamental sobre a liberdade individual, se feitos alguns ajustes temporais pertinentes, pode muito bem servir como crítica ao modo coletivo de vida atual. Principalmente a parte relacionada à fuga da realidade através dos prazeres e ao consumismo irracional. Huxley talvez ainda não conhecesse a manipulação das massas pela mídia, pois deixa transparecer que os repórteres não eram controlados pelo Estado.

Se você é daqueles que tem pregüiça de ler um livro quando este já saiu em filme, saiba que das duas adaptações que fizeram dele para o cinema, uma (de 1980) não se encontra mais disponível e outra (de 1998) é uma versão alternativa dos roteiristas que foge tanto da trama original que se torna uma estória totalmente diferente, apesar da participação de bons atores como Leonard Nimoy e Peter Gallagher. Algo feito com baixo orçamento e nenhuma fidelidade ao livro.

O título do livro é uma fala retirada de A Tempestade de Shakespeare que diz "O wonder! How many goodly creatures are there here! How beauteous mankind is! O brave new world, that has such people in't" (p. 133). O livro traz ainda o prefácio do autor escrito em 1946 em que um Huxley mais maduro analisa os defeitos e os acertos de sua estória. A técnica de mudanças rápidas entre cenas utilizada por Huxley me surpreendeu bastante, chegando ao ponto de no final do capítulo III apenas uma frase ser dita por personagens diferentes mesclando três cenários simultâneas. Quase dá um nó no cérebro não perder quem está dizendo a frase, pois o interlocuor somente é identificável pelo conteúdo da sentença.

Admirável Mundo Novo, junto com 1984 de George Orwell, Fahenheit 451 de Ray Bradbury e Laranja Mecânica de Anthony Burgess, é um clássico sobre o controle, o futuro e a liberdade. A meu ver, uma leitura obrigatória.

leitura em: Março 2008
obra: Admirável Novo Mundo (Brave New World), de Aldous Huxley
edição: 8ª, Editora Globo (1980), 250 pgs
preço: Compare as opções no Buscapé
Excelente

Comentários

  1. Gostei da resenha e agora que baixei o arquivo poderei enfim ler essa obra. Obrigado pela força Jefferson.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem feita a tua resenha. Passas a impressão de firme personalidade. Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Muito boa sua resenha. Com certeza vou ler as outras. Grato pela visita e pela dica. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiz, Oi Luiz, pois é... eu li e gostei muito dessa ficção. Ainda bem que é ficção. Já pensou vivermos programados desde o nascimento e submetidos às ordens de um maluco? Prefiro a bagunça mundial de cada dia. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Ana, pense por um instante: será que hoje já não vivemos programados desde o nascimento e submetidos às ordens de um maluco?

    ResponderExcluir
  6. JLM Sinceramente, não tenho mto interesse no uso de linguagem em 1 pessoa e falas diretas com o leitor (não p/ resenhas), mas reconheço q vc as usou mto bem. A crítica adaptada ao mundo de hoje- em especial ao maldito BBB- foi mto bem-feita. Vc soube tb usar partes técnicas e citações em seu escrito. Gostei. Voltarei para ler outros textos seus.

    ResponderExcluir
  7. Oi. Eu estava buscando informações adicionais para realizar uma trabalho sobre este livro e achei sua resenha. Não pude deixar de comentá-la. Era justamente o que eu precisava. Sem contar q achei todas as suas opniões muito coerentes e seu seu texto muito bem estruturado. Agora, sempre q precisar, voltarei aqui! Continue assim!

    ResponderExcluir
  8. Oi JLM, estava procurando informações sobre o livro para enriquecer a resenha que estou escrevendo. Gostei muito da sua resenha e peço para usar algumas partes do seu texto...

    qnd terminar colocarei os devidos créditos que eu consultei.. ;)

    ResponderExcluir
  9. olá rafael

    vc pode usar a minha resenha sim, só não esqueça de citar o linque dela, ok?

    1 abraço

    ResponderExcluir
  10. Estou realmente amando o livro.
    Ao meu ver é uma leitura que flui,é dinâmica e ,assustadoramente,real.
    Não entendo quando as pessoa falam que acham o livro confuso (?!)

    Leitura OBRIGATÓRIA [2]

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini