Quando Nietzsche Chorou (When Nietzsche Wept), 2007

Se a verdade vem através da descrença e do ceticismo, e não de um desejo infantil de que algo fosse de determinado modo. Um desejo de estar nas mãos de Deus não é verdade. É um desejo infantil pelo mamilo eternamente intumescido. Temos a teoria da evolução. A teoria da evolução mostra cientificamente a redundância de Deus, embora o próprio Darwin não tivesse coragem de seguir seus indícios até sua verdadeira conclusão. Então, aonde isso nos leva? Certamente vocês se dão conta que criamos Deus e todos nós, juntos, o matamos. Deus está morto.

É meu dever estar livre de deveres.

Após a morte de Buda, a sombra dele foi mostrada por séculos em cavernas, uma horrível sombra. Considerando o hábito das pessoas deve haver cavernas há milhares de anos onde a sombra de Deus é mostrada. Subjuguem a sombra no interior de vocês!

A melancolia não é uma doença, é parte da minha natureza. Só estou grávido. Aqui dentro. Minhas dores de cabeça são as dores do parto de meu novo livro.

Tento dizer em 10 frases o que outros dizem no livro inteiro.

Paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas palavras não me atingem.

Se optar pelo prazer do crescimento, prepare-se para sofrer. Quer menos dor? Vá. Seja parte da massa. Olhe para esta árvore. Precisa de clima tempestuoso para alcançar esta altura. Aí está, criatividade e descoberta. Mas gerada na dor.

Lembre-se das palavras de Goethe: "Seja homem. Não me siga, mas só a si mesmo." Ensinar filosofia e usá-la no mundo real são duas tarefas bem diversas.

Viver com cautela é perigoso.

Nos apaixonamos mais pelo desejo do que pelo objeto desejado.

A morte só não é aterrorizante quando a vida já se consumou.

Como tornar-se outro se primeiro você não virar cinzas?

O isolamento só existe no isolamento.


Mais informações: IMDB (ING) NetMovies (BR)
Regular
Filme adaptado do romance homônimo do escritor Irvin Yalom. Clique aqui para ler a resenha do livro.

Comentários

  1. Bom cada um dentro da sua especificidde percebe o filme de um foco. só não entendi muito bem se o chatomqe se referiu ao meu comentário soueu ou voc\ê.

    ResponderExcluir
  2. RELENDO SUA RESENHA, NOVAMENTE PERCEBI ALGO, VC ESTÁ MUITO MAIS PRA UM ROMÂNTICO QUE ESPERA MORAL DA HISTÓRIA DO QUE A UM CRÍTICO QUE REFLETE SOBRE A HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  3. Tá, e dos 5 parágrafos vc concluiu isso só pq eu usei a palavra moral da história 1x no último? Tente treler (ler pela 3ªx) então só q sem o último e me diga aonde está o romantismo.

    Mesmo assim, não preciso me defender se sou romântico ou crítico, os 2 ou nenhum. As minhas resenhas são para mostrar o MEU ponto de vista, as MINHAS impressões, oq aquela leitura ME fez sentir. Não sou daqueles q falam abobrinhas dizendo q a crítica não pode mostrar traços da personalidade do autor. Se algo não mostrar traços da minha personalidade não é meu. Capisci?

    E pense em outro ponto: se sou romântico q espera moral da história ou crítico que reflete, como não o faço profissionalmente, e ninguém me paga para isso, tenho a liberdade de ser quem eu quiser e falar oq eu quiser. É uma das poucas vantagens da tal da democracia, não acha? Eu sou oq sou e vc é oq é.

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  4. Uma avaliação, do que quer que seja, por mais que se diga imparcial e científica, jamais estará isenta de qualquer emoção, visto que o homem não se parte em cem para que sua parte racional escreva o que lhe é demandado.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente, Natalie.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini