5 maneiras originais de narrar

Algumas vezes somos surpreendidos não somente pela história que nos é contada, mas também pela forma, pelo modo ou jeito que nos é repassada. Tal arte, a de contar a história de um modo original, pode salvar a história em si, que talvez de outro modo fosse algo banal, desinteressante.

1. Filme O Suspeito (Rendition, 2007) - Duas estórias são contadas paralelamente, a do pai e da filha, e somente no final descobrimos que o lapso temporal das duas não é o mesmo, mas uma é o início da outra. Não sei se esta técnica funcionaria em um livro. As dicotomias certo/errado, burocracia/caráter, inocente/culpado são bem perceptíveis para demonstrar pontos de vista antagônicos.

2. Livro Morte em Veneza (Thomas Mann, 1912) - O personagem principal, Gustav von Aschenbach, é escritor e um pouco de sua personalidade é apresentada ao leitor analisando os livros que ele escreveu.

3. Filme Amnésia (Memento, 2001) - Escreva uma trama policial simples, corte em pedaços (dias) e re-ordene as cenas inversamente. Faça um elo entre os cortes com um ou outro detalhe essencial, e pronto!, passo-a-passo de como contar bem uma história de trás pra frente.

4. Livro O Caso dos Dez Negrinhos (Agatha Christie, 1939) - O estilo mistério onde um grupo de 10 pessoas em uma ilha deserta e inacessível vai morrendo sem descobrirem o assassino. Até o mordomo não escapa. O livro termina com todos mortos, sendo que o último não se suicida. E agora? Ainda bem que há o epílogo. Somente a grande mestra do gênero para solucionar este caso.

5. Filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004) - Aprimora com bom gosto a sensação do telespectador saber aquilo que o personagem não sabe. Ou sabia e deixou de saber. Maneira interessante de transformar o telespectador em onisciente e recriar um personagem do zero, mesmo numa narrativa linear.

Comentários

  1. para mim "brilho eterno de uma mente sem lembranças" é simplismente um dos melhores filmes já feitos! x)
    gostei da lista.. acho que vou dar uma passada na locadora e no estande virtual! hahaha

    ;*

    ResponderExcluir
  2. achei o blog procurando por comentarios sobre "he was a quiet man", gostei, tá favoritado ;)

    ResponderExcluir
  3. Acredita que só hoje vi seu comentário no Mapa?
    Este ano para mim começou muito conturbado, por isto, perdão por não ter podido deixar um comentário!
    Quanto ao post, o filme Rendiction é aquele cujo livro se chama Reparação? Se é, eu o li e muito provavelmente não verei o filme, pois há grande chance de não gostar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana,

    O filme não é sobre este livro. Rendition ficou em português com o título O Suspeito. Já o filme baseado no livro Reparação de Ian Mcewan, tem o título de Desejo e Reparação.

    Já assisti e realmente não vale a pena.

    1 abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini