Quando sua biblioteca te surpreende

Hoje me peguei surpreso com minha própria biblioteca. Achei pérolas nela que desconhecia. Explico: Costumo comprar coleções inteiras por causa de 3 ou 4 livros quando o valor destes comprados separadamente equivale ao da coleção. Já adquiri duas assim: a Coleção Biblioteca Folha e a Grandes Escritores da Atualidade da Planeta Deagostini. Como geralmente após ler os tais 3 ou 4 livros que motivaram a compra volto à minha lista normal de leituras, muitos títulos/autores ficam esquecidos.

Apesar de minha biblioteca evoluir basicamente sob a minha tutela, meus gostos literários também evoluem com o tempo, estes sob a tutela sabe-se lá de quem. Isso significa que a cada nova olhada na minha biblioteca encontro boas surpresas, como a de hoje. Descobri alguns livros dos quais tenho lido muito a respeito ultimamente ou observado bons comentários. Os que pularam em meus braços quando tirei um tempinho para ficar parado em frente a minha estante foram:É, a vida é uma caixinha de surpresas. E joga na cara como mudamos em pouco tempo, mesmo o que gostamos de ler. Já tenho estes livros a vários anos, mas somente hoje os notei. Quem sabe quais irei descobrir ainda no próximo ano ou num futuro mais distante? Só o tempo dirá.

O único ponto ruim desta história é que se comprar algum livro por impulso, em visita a uma livraria, sebo ou feira, sofro o risco de adquirir algo que tenho sem o saber, como já ocorreu uma vez com O senhor das moscas, de William Golding. Fui assim forçado a aprender a dosar meu impulso consumista por aquisições literárias e a olhar o que possuo antes de comprar o meu próximo objeto de desejo.

Mas a sensação de felicidade em descobrir que já se possui o objeto desejado é muito boa. Equivale a perceber que a mulher mais bela do mundo é a que você está casado há anos ou que o texto mais bonito que você já leu sobre a amizade é um que você descobriu numa gaveta, escrito por você tempos atrás. Recomendo a experiência.

Se alguém quiser ver a lista parcial - pois sempre faltam alguns a adicionar - dos livros de minha biblioteca, visite o meu catálogo no LibraryThing, feito essencialmente para as minhas faltas de memória e organização.
Postar um comentário