Poema em linha reta, Álvaro de Campos


Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.

E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,
Indesculpavelmente sujo,
Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,
Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;
Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,
Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,
Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,
Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado
Para fora da possibilidade do soco;
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.

Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida...

Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó príncipes, meus irmãos,

Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?

Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?

Poderão as mulheres não os terem amado,
Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca!
E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,
Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?
Eu, que venho sido vil, literalmente vil,
Vil no sentido mesquinho e infame da vileza.

Comentários

  1. Essa música, tema daquele filme.. :D

    "Perfect"

    ResponderExcluir
  2. Olá Jefferson!
    Tenho visitado seu blog já faz um tempo... Gosto das coisas que você escreve. Nunca tive coragem de fazer um comentário, mas hoje não me contive!!
    Eu entrei na comunidade do Fernando Pessoa, no orkut, e estava exatamente esse poema. Estou assim hoje, meio no clima desse poema... "então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?" Bem, fica aqui meu primeiro comentário, espero que o primeiro de muitos ainda...
    Continue escrevendo coisas legais!
    Um abraço!
    Alessandra.

    ResponderExcluir
  3. Todos nós somos vis e errôneos... A partir do momento em que percebemos isso com clareza, temos então a chance de escolher e de decidir qual caminho iremos trilhar.
    Quando entendemos que somos imperfeitos, mas, que estamos aqui na Terra justamente para corrigirmos o que há de errado, tanto em nós mesmos quanto em tudo ao nosso redor,então deixamos de nos apegar às culpas, aos arrependimentos e nos libertamos, para viver o novo.

    É como se tivessemos a chance de "ressuscitar" a cada dia, quando nos é oferecida a oportunidade de mudar. E só querer. Temos livre-arbitrio. Seja como tenha sido o passado, ainda existira sempre a esperança do futuro.

    É verdade que as outras pessoas nao entendem, nao concordam, nao aceitam e são muitas vezes preconceituosas com aqueles que tem coragem de mudar.Mas depois que a nossa mente se expande e que entendemos que temos esse direito, essa chance, nada mais nos impede, nem nos faz ser conformado com a realidade anterior. Surge uma enorme necessidade de buscar a mudança, a reforma.

    Deus poderia nos dar um presente melhor que a chance de se renovar a cada dia, de escrever coisas lindas nessas paginas brancas que são o futuro?

    Eu sou muito feliz, pois, percebi isso a tempo. Agora sou eu, quem vai escrever as próximas paginas da minha vida. Conto com a sua revisão, meu querido.

    Beijos Grandes!

    ResponderExcluir
  4. Olá! =]

    Olha como a vida, além de Misteriosa
    Nos surpreende a cada momento!
    Como as páginas viram e olhamos
    Ao longe o que já não nos causa Afeto ou desafeto
    Por isso ando de bem com Deus,
    Ele mostrou-me que existe
    Para cada mulher um homem certo
    Que cada mulher tem o que merece
    E que sejam mais que momentâneos Orgasmos,
    Que sejam para sempre bem amadas
    Nós, mulheres de Pessoa.
    Confraternizo com você, Aninha,
    Porque sabemos quão unidas seremos
    Diante dos amores...
    Que bom que o teu chegou!
    E não sou boazinha, apenas
    Ficamos altruístas quando amadas,
    Então, espero que a vida nos brinde
    Cada qual com seu novo momento
    E desejo de verdade porque, como Disse
    Deus está de bem comigo
    Talvez até mais que Deus porque é Mesmo
    Um milagre saber-se amada por um poeta!
    Um poeta que me manda todos os dias
    Um poema
    Em minha caixa de e-mail...
    Para mim que sou escritora errônea
    Nada mais me causará prazer que Estar nas mãos de um poeta chamado Beto Júnior.
    Ah, estou de bem com Deus! hehe
    E desejo, desejo de verdade
    que possas saber a sensação de Acordar
    Com uma rouca e carinhosa voz de Poeta dizendo em teu ouvido:

    _ "Eu te amo, mulher"...

    Beijos da Dai para ti, Aninha. :)

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, de coração, pelos votos de felicidades, Dai.
    Mas, te peço, por favor, que não deduza nada.
    Não sejamos precipitadas em nossas interpretações...
    Nem sempre as coisas são o que nos parecem.
    Talvez ao nos prendermos a textos, acabemos por imaginar situações hipotéticas, fantasiosas, idealizadas e que não correspondam à vida real.
    A vida é muito complexa, e vai muito além da simples interpretação de um texto.
    Além do texto, do papel, do e-mail, existem os sentimentos, os toques, a pele, a química, as vontades, as intenções, avaliações, as oportunidades, as possibilidades, as conveniências, as diferenças, as semelhanças, um mundo cheio de situações...
    Na vida real, todos estes fatores podem ou não determinar a concretização de um amor, que só acontece se partir verdadeiramente do coração e da vontade de duas pessoas.
    Ao contrário dos números que aprendi a usar bem na Engenharia, na vida, nada é obrigatoriamente um resultado exato de um cálculo.
    As coisas do coração somente acontecem de maneira espontânea.
    Quando acontecem, aí sim, cabe a nós verificarmos todos os aspectos envolvidos, as vontades mutuas e cuidarmos, se for o caso, para que estas se preservem.
    Paixões são passageiras.
    O desejo carnal se esgota após ser satisfeito.
    O amor? Este inúmeras vezes não se pode concretizar... Por isso tantos poemas, livros, filmes, músicas sertanejas, sobre o tema, não é?
    Por isso, o que devemos buscar mesmo nas outras pessoas é a amizade, a fraternidade, a lealdade, o companheirismo e a sinceridade.
    Esses levaremos para sempre conosco.
    Se em meio a esses bons sentimentos encontrarmos o amor, então será perfeito! Se não encontrarmos, que sejamos felizes com os bons amigos que conquistamos, nos quais confiamos e sabendo que poderemos contar uns com os outros para toda a vida, independente do caminho que resolvamos seguir.

    Escreverei as páginas brancas da minha vida, como eu disse, da maneira mais linda possível, e para tanto, contarei com a revisão de amigos,de conselheiros e de pessoas queridas que como o Jeff são verdadeiros "anjos-da-guarda", vindo ao meu encontro nos meus momentos de tristeza para me trazer alegria, paz, carinho, para me mandar tomar atitudes" nas horas certas e para me amparar e auxiliar na solução dos meus problemas. Com certeza eu também serei co-autora da vida dessas pessoas que eu adoro.

    Não se prenda a um pequeno comentário meu, eu também não me prenderei aos seus! Um comentário sobre um texto não tem a pretensão de revelar todos os aspectos envolvidos na vida real das pessoas.

    Bom Sábado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini