Matrix Revelations, de Goulart Gomes

É algo extremamente normal que muitos ao assistirem a trilogia de filmes Matrix percebam certas pitadas de filosofia - algumas até bem generosas. A dificuldade aparece quando se tenta buscar a origem de tantas referências: será Jesus, Platão, Buda ou Krishna? Para resolver (ou pelo menos minimizar) este problema, o escritor baiano Goulart Gomes resolveu juntar todas as referências filosóficas, religiosas, esotéricas, literárias, científicas e psicológicas que encontrou e listá-las em forma de e-livro (ou e-book).

O e-livro possui apenas 58 páginas, mas muito conteúdo. São 10 capítulos em que o autor transita livremente entre a doutrina hindu (o Bhagavad Gîtâ), o kardecismo, a doutrina cristã até chegar no mito da caverna de Platão. Lembra várias referências literárias, como o livro infantil de Lewis Caroll, Alice no País das Maravilhas. Mostra os significados ocultos e anagramas de nomes e números que aparecem nos três filmes.

Cada um dos três filmes é abordado em conjunto, conforme a aplicação que está sendo explanada. Além dos filmes o autor também analisa os nove desenhos que compõe o DVD Animatrix. Eu só senti falta de duas coisas: Primeiro, o autor não tece um comentário sequer sobre os jogos para video games e pc lançados simultaneamente aos filmes, que contam uma parte da trama que não aparece na telinha. Também faz falta uma lista bibliográfica indicando as leituras obrigatórias àqueles que assim como o autor querem aprofundar-se mais nos mistérios de Matrix. Quem sabe nas próximas edições Goulart não as inclua?

Anteriormente o livro estava disponível tanto como e-livro quanto como edição impressa. Agora, pode ser encontrado apenas como e-livro em http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/409786. Aproveitem, pois o download é gratuito.

leitura em: Outubro 2007
obra: Matrix Revelations, de Goulart Gomes
edição: 1ª, Recanto das Letras (2007), 58 pgs
Bom
Postar um comentário