Matrix Revelations, de Goulart Gomes

É algo extremamente normal que muitos ao assistirem a trilogia de filmes Matrix percebam certas pitadas de filosofia - algumas até bem generosas. A dificuldade aparece quando se tenta buscar a origem de tantas referências: será Jesus, Platão, Buda ou Krishna? Para resolver (ou pelo menos minimizar) este problema, o escritor baiano Goulart Gomes resolveu juntar todas as referências filosóficas, religiosas, esotéricas, literárias, científicas e psicológicas que encontrou e listá-las em forma de e-livro (ou e-book).

O e-livro possui apenas 58 páginas, mas muito conteúdo. São 10 capítulos em que o autor transita livremente entre a doutrina hindu (o Bhagavad Gîtâ), o kardecismo, a doutrina cristã até chegar no mito da caverna de Platão. Lembra várias referências literárias, como o livro infantil de Lewis Caroll, Alice no País das Maravilhas. Mostra os significados ocultos e anagramas de nomes e números que aparecem nos três filmes.

Cada um dos três filmes é abordado em conjunto, conforme a aplicação que está sendo explanada. Além dos filmes o autor também analisa os nove desenhos que compõe o DVD Animatrix. Eu só senti falta de duas coisas: Primeiro, o autor não tece um comentário sequer sobre os jogos para video games e pc lançados simultaneamente aos filmes, que contam uma parte da trama que não aparece na telinha. Também faz falta uma lista bibliográfica indicando as leituras obrigatórias àqueles que assim como o autor querem aprofundar-se mais nos mistérios de Matrix. Quem sabe nas próximas edições Goulart não as inclua?

Anteriormente o livro estava disponível tanto como e-livro quanto como edição impressa. Agora, pode ser encontrado apenas como e-livro em http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/409786. Aproveitem, pois o download é gratuito.

leitura em: Outubro 2007
obra: Matrix Revelations, de Goulart Gomes
edição: 1ª, Recanto das Letras (2007), 58 pgs
Bom

Comentários

  1. É verdade. Por falta de minha habilidade com videogames, não explorei o conteúdo dos mesmos. Recomendo dos livros para quem quer se aprofundar mais no assunto: A Pílula Vermelha e Bem-vindo ao Deserto do Real.Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Goulart.

    Além dos dois jogos feitos para completar a saga Matrix (eu joguei apenas um deles, mas é interessante ver a história de outras perspectivas) há também os contos de escritores famosos escritos em The Matrix Comics que valem a pena serem lidos.

    1 abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini