Samuel Johnson

Samuel Johnson
A maior parte do tempo de um escritor é passado na leitura, para depois escrever; uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro.

A gratidão é um fruto de grande cultura, não se encontra entre gente vulgar.

Samuel Johnson (1709-1784) foi escritor e crítico literário inglês.

Comentários

  1. Legal, mas é apenas uma teoria e pessoal, né?
    Porque Tolstoi afirma exatamente o contrário: "Não se deve ler muito, apenas o suficiente para contrapor-se a nossa própria razão e criatividade" (prefiro essa hehe)

    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Também prefiro a teoria de Tolstoi!!!***

    ResponderExcluir
  3. Schopenhauer também diz isso qdo diz que "quem lê muito pensa pouco". Mas não é o que a frase do Johnson quer dizer.

    Imagine que você tenha razão e criatividade de um gênio, mas lhe faltar base referencial e teórica, conhecimento do assunto ou tese: conseguiria assim mesmo escrever algo interessante, e mais importante, original?

    Pra mim, a criatividade é tão essencial quanto a pesquisa. Uma não deve ser menosprezada pela outra, sob o risco de produzirem-se obras míopes.

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bela teoria. Cheia de (sua) razao!
    Bjs meus

    ResponderExcluir
  5. kkk, do jeito que vocês estão falando, até está parecendo q a frase é minha!

    Apesar de eu considerar isso um elogio, ela é anterior à época de meu tataravô.

    E eu também penso diferente, mas não quer dizer que eu não a ache extremamente verdadeira! Só quem já escreveu um artigo, um livro, ou até uma monografia para saber o que ela significa.

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  6. Acho que estou lendo uma outra frase da de vocês, :)

    ResponderExcluir
  7. Esse é o maior dos desejos dos homens: ter certeza que sabem mais que nós. Infelizmente temos nossa intuição. que nada mais é que inteligência adormecida hehe!

    está na cara que isso é bobagem: um homem que se dedica a ler meia biblioteca, das duas uma: ou não tem mulher ou é tão inseguro que nada entende da criação. Se deus fosse homem seria bicha porque passaria a eternidade criando uma biblioteca para depois ler sua metade.
    Cai na real: o mundo é nosso, baby!

    Beijo para Diva e Plum!

    Fui! (mas posso voltar hehe)

    Beijos, jeff...

    ResponderExcluir
  8. E onde está a genialidade de um cara que pesquisa tanto para explicar a vida dos dinossauros?

    mais uma vez eu entro com minha
    teoria: ridículo pesquisar o que alguém provavelmente num estalar de dedos criou hehe...

    Beijo, amor...

    ResponderExcluir
  9. Repudio tanto o feminismo quanto o machismo como sendo as únicas formas dos ignorantes atacarem os que estão bem acima e distantes deles.

    ResponderExcluir
  10. Quem, Deus??? hehe...

    Filosofias a parte... por favor.

    Não comento mais. Rsepeito sua opinião. Mas dizem que os mais 'acima' e 'distantes' são ou deveriam ser mais recatados em humildade. Só aceito como exceção o Nietzche, este sim um transcendente pensador dos homens. E aposto que jamais cogitou a vida dos dinossauros... mas isso já é uma outra estória.
    Não deixe de sorrir...

    Beijo...

    ResponderExcluir
  11. Desistiu cedo, Dai. Que pena! :)

    Mas qual a tua certeza de que o Johnson não é recatado em humildade? Julga o caráter do cara por uma só frase? Nem mesmo um especialista em Johnson estaria gabaritado para dizer isso dele.

    E o pior: Vc atacar algo que ele citou só pq ele é homem é trazer à tona a velha Guerra dos Sexos, que na minha opinião já começou perdida para ambos os lados. Nem o homem nem a mulher são superiores, somente diferentes. É como se eu te perguntasse qual tem mais valor, qual trabalha mais, se o teu cérebro ou o teu coração. Vc pode até escolher um deles, mas é uma opinião injusta para com o outro.

    Quanto ao Nietzsche (nome que eu não recrimino errarem), ele não é superior nem ao Johnson, nem a mim, nem a vc. Principalmente qto aos que estão vivos, pq ele não tem mais nada a acrescentar em sua obra ou à humanidade dq aquilo que já fez, quanto a nós tudo é possível. Mas endeusar o cara como "exceção" e "transcendente pensador" é limitar a humanidade à um único gênio débil mental. Que os ET's nunca pensem assim.

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  12. Passando pela contubada série de comentários farei agora o meu.
    Quem constrói sabe que planejamento e uma base sólida são indispensáveis a qualquer obra. A escrita não é difente disso. Requer fundamentação. Escreva sobre algo que não conheça, não entenda e será pego com as calças na mão. Uma boa pesquisa ajuda a encorpar o texto. Adciona-lhe credibilidade Facilita a empatia com o leitor. Evita perder-se por lugares inóspitos entre outras vantagens.
    .
    Planejamento e base o resto é adereço.
    .
    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. Jeff, como sou elegante e te respeito, volto a discussão (infundada).

    Só citei Nietzsche por uma questão de exemplificar que um homem pode criar toda uma perpectiva filosófica independente de Deus ou outros homens, escritores ou não.
    Seu escritor talvez só tenha proferido esta sofrível frase por ser de uma época em que uns agarravam-se aos outros pela limitada fonte de informações e pesquisas.
    Em nenhum momento eu disse ser prescindível pesquisas para qualquer criação de qualquer obra. Inclusive eu fiz aqui na facul uma adaptação de Shakespeare (O Mercador de Veneza) e Machadão (Galeria Póstuma) que me ocuparam horas e horas de pesquisa.

    Como a última palavra eu sempre gosto de tê-la e levá-la comigo, vou te dizer que continuo achando que somos falhos, querido, e desta vez você não foi muito feliz em sua citação, o que é raríssimo já que sempre venho em seu lindo blog para me refastelar de cultura yoguica.

    E, por fim: Nietzsche merece todo nosso respeito porque além de poeta visceral, creio ser ele um filósofo macho pra caralho porque prescindiu não só de homens pensantes como vos declarou (alertou) sobre o embuste falido da idéia de um Deus.

    E não há guerra de sexos. Nunca houve. O engano partiu de vocês quando sugeriram que para comermos um naco 'daquele dinossauro' teríamos que fazer amor com dor de cabeça.
    Aliás vou parando por aqui que a minha começa a latejar.
    Não porque tenha feito amor (o que não fiz) mas porque me deixam estafada essas discussões que provavelmente não me levarão a nada. Eu nem to aí para gente inteligente. Sempre achei que se lesse muito, estaria subvertendo meu próprio pensamento. E se não puder pensar a partir de meu olhar, que tipo de mundo eu vou habitar? O seu? O do inglês?
    Sou mulher mas não entro em guerra com os homens porque dependo apaixonadamente deles ;)

    Boa sorte na próxima citação.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  14. Dai,

    Nenhuma discussão é infundada, minha cara. Pois se fosse já estaria morta e enterrada. Quem acha q uma discussão é infundada e não leva a nada e mesmo assim continua debatendo nela indica q ou está enganando aos outros ou a si mesmo.

    Há uma corrente que apóia o que vc diz, pregando que tudo criado a partir de nossas experiências vividas e não aprendidas é a verdadeira arte. Mas é só uma corrente, e não pode ser considerada como verdade absoluta.

    Nietzsche não foi tão original assim quanto vc pensa. Basta ler Platão, Schopenhauer e outros anteriores a ele para ver q a base da filosofia dele foi basicamente juntar o que outros já haviam pensado e escrito. "Nada se cria, tudo se copia" se aplica desde os primórdios. Nietzsche seria o exemplo perfeito para provar a frase do Johnson.

    Se não há guerra de sexos, então o que seria este 'Nietzsche [...] vos declarou' e 'O engano partiu de vocês' e 'esse é o maior dos desejos dos homens' e 'se deus fosse homem seria bicha' e 'o mundo é nosso'?

    Não sei se vc sempre foi assim ou se devido ao momento que vc está passando em sua vida, mas os seus pensamentos, argumentos e escritos (até roteiros) tem um tom bastante feminista. Não se escusar dizendo q vc é mulher e mulher escreve assim. Negativo. Há mulheres q escrevem e se não conhecêssemos a autoria nem saberíamos definir o sexo. Eu escrevo sem atacar o sexo oposto nem o menosprezar. Mas se vc não percebe isso em seus trabalhos peça para qualquer homem ler oq vc escreve q ele te dirá o mesmo q eu. Se for uma opção consciente sua, tudo bem, vc é livre para escolher oq escreve. Assim como os leitores homens, assim como eu, que não gostam de ser insultados só porque são homens também são livres para deixar de ler oq vc escreve. Se vc deseja este resultado, continue assim. Senão, preste atenção nesse pequeno conselho que te dei.

    Se vc não tá nem aí para gente inteligente, porque gosta de artistas, escritores, filósofos e músicos ao seu redor? Não é uma contradição? Eu gosto de gente inteligente, gosto de aprender - seja lendo ou ouvindo ou refletindo, não excluo nenhuma opção - e gosto de uma boa discussão. Mas se vc não gosta de nada disso, esteja livre para parar de comentar a hora que quiser, pois aqui vc irá encontrar justamente o incentivo ao debate, a leitura e a pesquisa.

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  15. Ah, eu ainda diria que 10 entre 10 escritores concordam com a frase do Nietzsche citada. Mas na hora de trabalharem eles fazem exatamente o que o Johnson disse.

    ResponderExcluir
  16. Não disse que era infundada hehe..
    Acabamos falando de um outro assunto bem mais interessante: Daisy Carvalho! :P

    Não escrevo roteiros com teor feminista ou de aspecto pessoal, vc disse isso sem conhecimento de causa, incluse tenho trabalhado em personagens masculinos, afáveis, heróis e tal. Não tem acesso a meus roteiros, jeff.

    Quando disse que não estou nem aí para gente inteligente, quis dizer que intelectuais estão fora de moda. Ninguém pode saber tudo mesmo. Coisas da pós modernidade.

    E não levo meu lado profissional (roteirista) para a cama, mas para o blog que me dá o direito de experimentar.

    E a discussão foi por mim considerada infundada porque está cheia de 'sofismo' e argumentos de abuso pessoal.

    Porém, claro que é sempre bom discutir, eu sempre aprendo. Como acabei de aprender que meus pensamentos estavam certos em alguns pontos.

    Estamos com problemas de comunicação. Nietzsche não escreveu do nada, claro, mas Platão é obrigatório, não?

    E quanto a comentar por aqui, não pensei que fosse desagradável para ti.

    Uma das mais bacanas teorias que conheço me ensina a ter e dar liberdade de expressão e como acredito MESMO em democracia, o máximo que irá acontecer é eu não mais vir aqui ou se vier, você, por ser censor, se dar ao trabalho de apagar meus comentários. Como os militares com os jornalistas e artistas na ditadura hehe.

    Mas esse já é outro papo...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  17. Em tempo: quis dizer que para meu blog eu levo experiências pessoais porque é apenas um passa tempo por isso falo de sexo, tesão e afins... experimentações e ninguém precisa entrar para se sentir constrangido. É meu blog, meu mundo. Sei que sexo é ainda visto com muito pudor por aqui.
    Mas meus roteiros, volto a dizer, são minha vida. Lá não brinco de amores e sexos. Lá eu faço o que qualquer roteirista faz: roteiros para audiovisual. O tema´pode ser qualquer um ;)

    Mais beijos...

    ResponderExcluir
  18. "como sou elegante e te respeito, volto a discussão (infundada)."

    "Não disse que era infundada hehe.."

    "a discussão foi por mim considerada infundada porque..."


    ???

    "Eu nem to aí para gente inteligente."

    "quis dizer que intelectuais estão fora de moda."


    Agora vc se explicou. Se tivesse dito intelectuais desde o começo eu tb não teria dito nada.

    "Não tem acesso a meus roteiros"

    Tem certeza? E aqueles que vc posta no seu blog como ROTEIROS, como o Traindo de verdade - roteiro/cinema? Não são roteiros?

    "não pensei que fosse desagradável para ti"

    "o máximo que irá acontecer é eu não mais vir aqui ou se vier, você, por ser censor, se dar ao trabalho de apagar meus comentários"


    kkk, nem sempre é tão fácil assim manipular os outros. Não achei onde eu escrevi q teus comentários me desagradam. Pelo contrário, foi vc quem disse q iria parar de comentar pq não levaria a nada. Eu simplesmente acompanhei o seu raciocínio qdo disse ser contra discussões, gente inteligente e leitura. Se o meu blog é justamente sobre isso e é isso que vc é contra, não vejo praticidade em vc estar por aqui. Por mim vc é bem vinda, mas deve reavaliar os seus conceitos. Se eu não gosto de sites homosexuais, eu não fico visitando-os 10x por dia e adicionando nos favoritos. Mas vai ver os nossos raciocícios são diferentes.

    Gostaria q apontasse onde estão os sofismos ou os ataques pessoais na discussão? Até agora embasei todos os meus argumentos em teorias sólidas e se critiquei algo, foi as suas colocações. Mas peço para começar por seus comentários, depois pelos outros.

    Melhor ainda, não precisa fazer nada nem dizer nada, já vi que mesmo errada vc não dá o braço a torcer.

    E quanto a apagar comentários, já fiz isso outras vezes sim, e farei quantas quiser, afinal o blog é meu e faço dele o que bem ententer. Não gostou, chora!

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  19. Adoro homens nervosos, costumam render mais.... ops!!! :P

    'não disse que era infundada...' era pra ser uma pergunta, querido. É que escrevo de forma analfabética. Epilética, escalafobética e antiética hehe...

    E o único ESBOÇO de roteiro em meu blog 'Traindo de verdade' não é feminista, caso não tenha dado pra entender pq realmente é só um esboço, o herói é o BRINA que é sacaneado por duas mulheres.

    E dou o braço a torcer sim. Sabe que gosto e admiro-o Jeff.

    Quanto ao sofismo talvez, 'talvez' eu tenha interpretado mal algumas colocações tuas. Mas, como advogado, é praticamente impossível se desvencilhar do sofismo. Eu até admiro quem, como vc, aflora em argumentos sem pestanejar. No geral você é genial, conhece minha opinião a seu respeito.

    É claro que o blog é teu. Em nenhum momento quis desrespeitar ou ser antiética, ok baby?

    Quanto ao teor pessoal... bem, suponho que se explicar possa ficar mais pessoal ainda porque aí já estarei falando de mim. E quem sou eu, não é?

    E por fim, meu amor:

    Você quis dizer 'chora' ou 'fora'? :(

    Beijos...

    ResponderExcluir
  20. Concluo a pendenga citando Drummond:

    "Entendo que poesia é negócio de grande responsabilidade, e não considero honesto rotular-se de poeta quem apenas verseje por dor de cotovelo, falta de dinheiro ou momentânea tomada de contato com as forças líricas do mundo, sem se entregar aos trabalhos cotidianos e secretos da técnica, da leitura, da contemplação e mesmo da ação. Até os poetas se armam, e um poeta desarmado é, mesmo, um ser à mercê de inspirações fáceis, dócil às modas e compromissos."

    1 abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini