Diversidades

1. A resenha de A Arte de Viver, de Epicteto - escrita em 2006, antes de criar o blog - me levou a ganhar em 27/04 meu 6º livro do Projeto Leia Livro (o link leva à resenha). Como prêmio, escolhi a reedição de O Desastronauta (Editora Agir), escrito por Flávio Moreira da Costa, já que era o livro mais fresquinho na prateleira do site. Só espero que ninguém tenha escolhido ele antes de mim.

*****

2. A resenha de A Torre Negra vol. I - O Pistoleiro, de Stephen King, faz parte da primeiríssima edição da NOVA - E-zine de Ficção Científica e Fantástico, uma - realmente nova - fanzine (fantastic magazine) da galera bastante criativa lá de Portugal, que pretende abordar um pouco de tudo na literatura de fantasia. Quem quiser ler fanzine em formato pdf basta clicar aqui. Quem não tiver o plugin do Adobe Reader instalado (para ler arquivos pdf), basta clicar aqui. Tanto a fanzine quanto o plugin são gratuitos.

*****

3. Estou concorrendo ao II Prêmio Off Flip de Literatura 2007, de Paraty - RJ. Deu trabalho escrever o conto, pois eram somente 4 laudas, e o meu deu quase 5. Mas acredito que é melhor sobrar do que faltar. Tive de fazer vários cortes para deixar o texto enxuto, mas creio que ficou legal. Os 3 primeiros colocados ganham estadia em Paraty na época da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), convites para os eventos oficiais, passeio de barco e almoço. E "cada um dos autores premiados receberá 10 (dez) exemplares da coletânea, caso se concretize a publicação em livro". Seria um ótimo prêmio, visto que estou planejando ir a FLIP 2007 desde o ano passado, e o sonho de todo escritor iniciante - como eu - é folhear ao menos um de seus trabalhos no papel. Como este é o primeiro concurso literário que participo, agora só resta torcer. E rezar muito. Alguém aí conhece qual é o santo protetor da literatura? ;) Gostaria de agradecer as professoras (Cácia e tia Helena) que se dispuseram a dar orientações bastantes pertinentes, mesmo que para isso eu tomasse uma parte preciosa de seus tempos.

*****

4. Agora, na seção de inutilidades-públicas-não-tão-inúteis, descobri recentemente duas novas palavras aportuguesadas que desconhecia, as quais estão descritas no Minidicionário da Língua Portuguesa Silveira Bueno:

Copirraite, s. m. Direito autoral, direito de publicar uma obra.

Experto, s. m. Indivíduo sabedor; adj. perito; experimentado.

A primeira deriva de copyright e a segunda de expert. O interessante é que agora você pode escrever tanto esperto ou experto. Vai depender da pronúncia e do sentido.

Comentários

  1. Olá Jeff..é mesmo, o sonho de todo escritor versejador, poeta é ter seu nome nos livros que vão andar pelo mundo de mão em mão. Acredito que mais dia menos dia, lerei livros seus....Beijinhos doces da moça de Braga..

    ResponderExcluir
  2. Passei para agradecer o comentário que adorei.
    Votos de uma excelente semana...
    ღBeijinhosღ

    ResponderExcluir
  3. Valeu, mano, quer participar do http://superresumos.blogspot.com ? Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini