O Pistoleiro, de Stephen King

Compre O PistoleiroEm todo início de saga praticamente segue-se a mesma receita de bolo: apresentam-se as personagens principais, resolvem-se alguns probleminhas iniciais da jornada e levantam-se vários mistérios a serem desvendados ao longo de cada volume. Não pode ser tão chato ao ponto de ninguém querer ler a sequência nem tão explícito que todos julguem que já sabem o final.

A Torre Negra é o universo paralelo criado por Stephen King, mestre do gênero terror. Primeiro da série de sete volumes, O Pistoleiro conta a história de Roland de Gilead, que é (dããr) um pistoleiro. O livro todo narra a perseguição de Roland ao Homem de Preto, um bruxo que poderá lhe levar à Torre Negra. Como o Homem de Preto fará isso não é mostrado, nem por que Roland quer chegar até a Torre, nem o que a Torre faz especificamente, somente cita-se que ela controla o espaço e o tempo. Fica no ar a impressão do início de uma ficção com viagens no tempo ou inter-dimensionais. Não sei se meu chute vira gol, mas quem já leu as sequências poderá dizer se estou mais para quente do que para frio em acertar o fio da meada.

Na perseguição, Roland se depara com algumas questões existenciais (comum a todo herói) e tenta resolvê-las recorrendo a flashbacks que revelam mais sobre sua personalidade. Várias figuras e lugares exóticos acompanham ou cruzam com o pistoleiro em sua perseguição, ora ajudando, ora atrapalhando. Entre estes estão fanáticos religiosos, um morto-vivo, um menino da Nova York de 1977, um fazendeiro solitário, um oráculo, um demônio e uma amante carente. Cada encontro acrescenta algo em Roland, seja interior ou exteriormente, assim como ocorre conosco: cada pessoa que entra em nossas vidas modifica algo em nós. Aprendemos até mesmo de nossos inimigos.

O universo criado por King remete a uma mistura de faroeste pós-apocalíptico com O Senhor dos Anéis com citações e personagens bíblicos. Esta mistura nos conduz a um lugar entre a realidade e a ilusão, o futuro e o presente, criações do autor e de outros escritores. Várias outras obras de King, mais famosas até, trazem referências à Torre Negra. Eu só li Insônia, mas percebi onde aparece a referência. Se a intenção do autor foi deixar pistas em cada obra sua para uma compreensão maior da saga, ele usou um artifício genial.

O livro é composto de 5 contos, escritos em anos diferentes a partir de 1978, mas em uma nota aos leitores, King revela que começou a escrevê-los bem antes, ainda em 1967, quando tinha apenas 19 anos. E o 19 acaba sendo um número mágico no livro. Algumas partes foram refeitas ou acrescentadas ao original para corrigir falhas e dar mais nexo sequencial à saga.

Só pude notar dois erros na história, que podem até ser propositais: Primeiro, fiquei curioso em saber em qual lugar o pistoleiro perde o seu chapéu, pois em um cenário (cidade de Trull) ele está com ele, e em outro (com Brown) não está mais. E segundo, a dona do saloon é chamada por dois nomes diferentes, dependendo dos contos, Allie ou Alice. Até pensei em erro de tradução, mas depois que vi os dois nomes sendo usados na mesma página, passei a desconfiar que o motivo não seria este.

Falando em tradução, este livro está melhor traduzido do que Insônia, pois não são usadas gírias antigas ou regionais díficeis de entender. Além disso, a capa e a impressão da obra como um todo são puro luxo, praticamente uma edição de colecionador. A editora caprichou.

Acredito que lerei o volume II este ano, mas já ouvi comentários que a coisa começa a pegar fogo lá pro volume III. Minha velocidade só dependerá das promoções e do tempo disponível. Caso você queira saber mais detalhes, a Objetiva disponibilizou um site exclusivo da série (www.torrenegra.com.br). Listo abaixo a relação dos títulos de A Torre Negra:

Volume I: O Pistoleiro (The Gunslinger)
Volume II: A Escolha dos Três (The Drawing of the Three)
Volume III: As Terras Devastadas (The Wastelands)
Volume IV: Mago e Vidro (Wizard and Glass)
Volume V: Lobos de Calla (Wolves of Calla)
Volume VI: Canção de Susannah (Song of Susannah)
Volume VII: A Torre Negra (The Dark Tower)

leitura em: Março 2007
título: O Pistoleiro - A Torre Negra vol. 1 (The gunslinger)
edição: 1ª, Objetiva (2004), 221 pgs
Regular
Postar um comentário