Contos de Encantos, Seduções e Outros Quebrantos, de Rogério Andrade Barbosa

Compre Contos de Encantos, Seduções e Outros QuebrantosConforme define a Wikipédia, folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração. Cada povo possui as suas próprias tradições e mitos, e muitos destes originam-se de outras culturas. O Brasil, por ser um país que abarcou diversas etnias em sua colonização e desenvolvimento, obteve um grande número de crendices, originárias dos mais diversos países.

É justamente sobre estas crendices, mais especificamente as que envolvem fantasmas, aparições, lobisomens, botos, portas de cemitérios, matintapereras etc., que trata o livro Contos de Encantos, Seduções e Outros Quebrantos, de Rogério Andrade Barbosa. Este é outro livro que ganhei no Projeto Leia Livro. Escolhi ele pois sempre tive curiosidade em conhecer um pouco mais as lendas do folclore brasileiro.

Os contos mostram a maioria dos mitos (senão todos) existentes de norte à sul do país. Mostra que o escritor além de um viajante é também um interessado na cultura popular. Escritos em linguagem coloquial, os contos se parecem muito com aqueles causos contados pelos nossos avós quando éramos pequenos o bastante para acreditar em tudo. Parece que o livro foi escrito justamente para quem não teve a sorte de ter avós ou uma infância assim, cheia de mistérios e superstições. Nesse mundo onde as crianças e adolescentes só se interessam em jogos eletrônicos de violência, mau-caratismo, vidas alternativas ou coisas piores, considero uma boa tentativa do autor mostrar que nem tudo de bom que possuímos nesse grande país é um enlatado americano pronto para consumo. Tá certo que muita coisa de nosso folclore veio de fora, mas aqui se transformou gradualmente até chegar a sua consistência atual, pura e exclusivamente brasileira.

Para aqueles que gostam de histórias contadas à noite à luz de uma fogueira, ouvindo (e às vezes temendo) os sons que a natureza faz enquanto sua imaginação alça vôo, esta é uma boa opção para ampliar seu conhecimento sobre as tradições orais que existem no interior de nosso povo.

leitura em: Abril 2007
título: Contos de Encantos, Seduções e Outros Quebrantos
edição: 1ª, Bertrand Brasil (2005), 119 pgs
Regular
Postar um comentário