Contos de Encantos, Seduções e Outros Quebrantos, de Rogério Andrade Barbosa

Compre Contos de Encantos, Seduções e Outros QuebrantosConforme define a Wikipédia, folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração. Cada povo possui as suas próprias tradições e mitos, e muitos destes originam-se de outras culturas. O Brasil, por ser um país que abarcou diversas etnias em sua colonização e desenvolvimento, obteve um grande número de crendices, originárias dos mais diversos países.

É justamente sobre estas crendices, mais especificamente as que envolvem fantasmas, aparições, lobisomens, botos, portas de cemitérios, matintapereras etc., que trata o livro Contos de Encantos, Seduções e Outros Quebrantos, de Rogério Andrade Barbosa. Este é outro livro que ganhei no Projeto Leia Livro. Escolhi ele pois sempre tive curiosidade em conhecer um pouco mais as lendas do folclore brasileiro.

Os contos mostram a maioria dos mitos (senão todos) existentes de norte à sul do país. Mostra que o escritor além de um viajante é também um interessado na cultura popular. Escritos em linguagem coloquial, os contos se parecem muito com aqueles causos contados pelos nossos avós quando éramos pequenos o bastante para acreditar em tudo. Parece que o livro foi escrito justamente para quem não teve a sorte de ter avós ou uma infância assim, cheia de mistérios e superstições. Nesse mundo onde as crianças e adolescentes só se interessam em jogos eletrônicos de violência, mau-caratismo, vidas alternativas ou coisas piores, considero uma boa tentativa do autor mostrar que nem tudo de bom que possuímos nesse grande país é um enlatado americano pronto para consumo. Tá certo que muita coisa de nosso folclore veio de fora, mas aqui se transformou gradualmente até chegar a sua consistência atual, pura e exclusivamente brasileira.

Para aqueles que gostam de histórias contadas à noite à luz de uma fogueira, ouvindo (e às vezes temendo) os sons que a natureza faz enquanto sua imaginação alça vôo, esta é uma boa opção para ampliar seu conhecimento sobre as tradições orais que existem no interior de nosso povo.

leitura em: Abril 2007
título: Contos de Encantos, Seduções e Outros Quebrantos
edição: 1ª, Bertrand Brasil (2005), 119 pgs
Regular

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. HOOOLAAA!!!, espero que estes bien... no entiendo mucho el portugues pero trato de leerlo....

    Cuidate mucho!, ojala tus vacaciones sean superdivertidas! jeje... besos, saludos bye bye!

    ResponderExcluir
  3. PERDON! :( LO PUBLIQUE 2 VECES!

    ResponderExcluir
  4. Olá, vim deixar meu abraço e as amendoas da Páscoa feliz.. Beijinhos para vc da laura..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini