A Vida e o Pensamento de Buda, de Morgana Gomes

A Editora Minuano lançou recentemente a Coleção Iluminados da Humanidade, com biografias bem sintetizadas de vários personagens importantes da História. Eu já havia lido no ano passado o volume 7 sobre Voltaire e achei muitíssimo informativo. Desta vez, resolvi ler o primeiro volume da coleção, para me aprofundar um pouco mais no assunto depois de ler o livro Sidarta, de Hermann Hesse. Posso dizer que não só a minha curiosidade inicial foi suprida como a minha compreensão inicial agora encontra-se, digamos, em um nível satisfatório.

A autora consegue resumir em poucas páginas praticamente a essência da vida e dos ensinamentos de Sidarta Gautama, o Buda. Desde a sua vida como príncipe e asceta, os ensinos deixados para os discípulos, as interpretações e divisões entre os seus seguidores após a sua morte, e como e porque o budismo se expandiu por todo o mundo, principalmente pelo continente asiático.

Como trata de uma cultura totalmente diferente da ocidental, Morgana Gomes teve o cuidado de transmitir que algumas das palavras utilizadas no budismo muitas vezes não tem uma palavra relacionada em nossa língua que transmita a mesma idéia da original. Isto às vezes acontece, por exemplo, com a palavra nirvana, geralmente traduzida como nada. O que segundo a autora minimiza todo um significado cultural aprimorados e repassados de gerações em gerações. Esta tradução seria tão semelhantemente simplória quanto tentar definir a personalidade, a vida inteira de uma pessoa e suas realizações em uma única palavra.

Como a coleção é estilo paperback (livros mais simples vendidos em bancas de jornal), você não irá encontrá-los para vender nos grandes sites de livrarias na internet, mas talvez os ache logo ali, na banca da esquina. Ou, se preferir, poderá ir ao site da Editora Minuano e encomendar o exemplar que mais gostar por lá. Apesar de ser bem simples, a capa e a síntese caprichadas me conquistaram como leitor. Parabéns para a Minuano, só espero que não descontinue a série, como é costume aqui no Brasil. Cada volume é uma verdadeira fonte de informações disponível para consultas rápidas. Mas não deve ser utilizada como única fonte de referência. Sobre a vida e o ensinamento de Buda mesmo, o que é descrito é apenas uma visão distante da ponta de um iceberg.

Veja algumas das pérolas de sabedoria de Buda que aparecem no livro:

"Inútil vencer, numa batalha, milhões de homens. Vencer-se a si mesmo é a maior vitória"

"No início da vida, não nos expressamos com palavras, mas em um dado momento, todas as palavras já não conseguem nos expressar"

"O homem que busca fama, a riqueza e os casos amorosos é como uma criança que lambe mel na lâmina de uma faca..."

"A verdade está dentro de nós. Não surge das coisas externas, mesmo que assim acreditemos"

"Um amigo insincero é mais temível que um animal selvagem. A fera pode ferir-lhe o corpo, mas o mau amigo pode lhe ferir a mente"

Dentre as biografias já publicadas, estão as seguintes:
1. Buda
2. Leonardo Da Vinci
3. Che Guevara
4. William Shakespeare
5. Karl Marx
6. ???
7. Voltaire
8. Charles Chaplin
9. Copérnico
10. Galileu Galilei
11. ???
12. Albert Einstein

leitura em: Março 2007
título: A Vida e o Pensamento de Buda
edição: 1ª, Coleção Iluminados da Humanidade, Editora Minuano (2006), 98 pgs
Bom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini