Como Salvar o Planeta Terra

Pai e filho passeavam à beira de um lago e admiravam juntos a natureza ao seu redor. O céu límpido de fim de tarde trazia um vento fresco que movia as folhas das árvores, simulando um harmônico balé em diversos tons de verde. O som relaxante da vegetação e de algumas araras que que se ajeitavam para dormir transmitia uma sensação ao mesmo tempo de alegria, paz e tranquilidade. O perfume no ar das flores, folhas e terra era embriagante. Depois de um longo período de reflexivo silêncio, o pai comentou:

- E pensar que pouco tempo atrás quase perdemos toda esta maravilha. Seria um desastre imperdoável!

- Com certeza - respondeu o filho.

- Ainda bem que conseguimos resolver a tempo os problemas que ameaçavam a fauna e a flora. Mas não foi fácil, pois houve uma época em que a destruição do planeta era de certa forma inevitável. Isto foi a um bom tempo antes de você nascer, meu filho.

Olhando bem fundo nos olhos do filho, o pai percebeu que este continuava interessado na conversa, e então seguiu adiante:

- Existia muita preocupação em torno de uma expressão pouco conhecida hoje, o "impacto ambiental". Esta englobava vários problemas de proporções e efeitos mundiais e permanentes.

Após uma breve pausa, prosseguiu em tom sério:

- Um dos efeitos era a desertificação, que transformava uma área de floresta como a que vemos aqui em um deserto sem vida, com a perda total da capacidade produtiva do ecossistema e o empobrecimento permanente do solo. Um terço da terra já chegou a estar assim no passado. Outro efeito era o degelo das calotas polares que existiam nos pólos, o que fez com que muitas áreas antes produtivas ficassem submersas e o espaço terrestre habitável ficasse infinitamente menor do que o que conhecemos hoje. Se isso não bastasse, ainda haviam incêndios florestais, furacões tropicais, inundações e chuvas ácidas ou de granizo, só para lembrar dos piores. Não somente a flora desaparecia, mas também a fauna. Muitos animais, peixeis, aves, foram exterminados da face da terra em poucos anos. Alguns simplesmente não acharam nenhum lugar onde viver.

- Mas pai - ponderou o filho - se existiam tantos problemas assim no passado, como conseguimos fazer com que desaparecessem?

- Isso filho, é o motivo de grande orgulho para nós. Graças a tecnologia de sequenciamento de DNA, recuperamos a maioria das espécies extintas e cuidamos para que nenhuma outra entrasse em extinção. E olhe como a natureza está mais bela a cada ano que passa, bastou darmos uma chance à ela que o resto ela fez sozinha. É como aquela árvore ali - disse, apontando para um grande pequizeiro - se plantarmos a sua semente e dermos o mínimo de condições para que sobreviva, ela crescerá vigorosa e dará frutos gostosos.

- E os outros problemas, como foram resolvidos?

- Chegamos à conclusão que todos os problemas tinham um elo em comum, o efeito estufa. Os problemas eram ou uma das causas ou uma das consequências do efeito estufa, quando não eram ambos. Conseguimos, após utilizar uma avançada tecnologia, colocar um grande escudo entre o sol e a terra, desviando 3% dos raios solares. Com menos raios solares, houve menos efeito estufa e raios ultravioleta e mais produtividade na agricultura. Também fertilizamos algumas algas marinhas microscópicas, os fitoplânctons, que absorvem parte do CO². Estas são somente algumas das medidas emergenciais que adotamos. Antes porém, tivemos de cessar por completo com algumas das principais atividades geradoras do efeito estufa, como a poluição e o desmatamento.

- E como isso foi feito?

- Novamente localizamos a origem do problema, que era a ganância humana. O homem, semelhante a um câncer silencioso, ia consumindo e destruindo tudo por onde passava, apesar do planeta lutar desesperado contra tais abusos. Quando nossa raça chegou a este planeta, a primeira coisa que fizemos foi exterminar por completo a espécie humana. A partir daí tudo melhorou. O homem era o único responsável pela destruição.

- O homem é aquela criatura estranha que aparece nos museus, papai?

- É sim, meu filho. Mas lá ele não faz mais nenhum mal.

E colocando dois dos seus oito tentáculos ao redor do filho, ambos contemplaram abraçados mais um lindo e colorido pôr-do-sol.



_______________________________________________________
Creative CommonsEsta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

  1. Texto brilhante, amigo! Podia tecer um comentário engraçadinho, sendo ambíguo com a frase: "Meu Deus!! O futuro do mundo são as LULAs", mas prefiro pensar que o povo virou polvo e os problemas acabaram!
    Continue escrevendo e nos deliciando com suas histórias!!

    ResponderExcluir
  2. EXERCÍCIO: Mesclar questões atuais com a ficção.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha! Senti uma emoção no final inexplicável, Jeff!
    Por que ainda não havia lido? hehe
    Parabéns!

    Beijos...

    (muito bom mesmo!)

    ResponderExcluir
  4. Nossa!! Estava a procura de um texto para introduzir o tema "2008 - Ano do Planeta" nas minhas aulas. Encontrei um perfeito: O SEU!!!
    Parabéns!! Muito criativo e crítico ao mesmo tempo.
    Sabe o que falta nesta página? Um cantinho para indicá-la à um amigo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. nossaaaa !simplesmente magnifico adorei !


    so tenho a te agradecer isso me inspirou ate em fazer uma historia desse tipo
    SE EU CONSEGUIR EU TE ENVIO
    BJS

    ResponderExcluir
  6. eu tenho certeza de que se todos os paises aplicassem uma lei de que cada habitante de cada cidade tivesse que plantar dez arvires o nosso planeta se salvaria da destruiçao do homem por que nao adianta um e outro plantar uma arvore se os outros nao fizerem a mesma coisa por exemplo se eu plantar uma arvore eu nao vou estar so salvando minha vida por isso todos devem pensar em plantar por que nao vai apenas salvar uma vida vai salvar a de todos e a asua tambem se todos os politicos fizecem o mesmo concerteza teriamos um mundo muito melhor com paz e muito verde para o futuro de nossos filhose netos sou ana beatriz de candeias do jamari rondoniae ja fiza minha parte nao so por mim, amas pra o mundo todo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini