Sobre a Brevidade da Vida, de Sêneca

Compre Sobre a brevidade da vidaA filosofia estóica me fascina. Como pensamentos tão simples e antigos podem mudar nossa maneira de ver a vida tão profundamente? Primeiro passeei com Epiteto em A Arte de Viver e ele me confidenciou o segredo da felicidade. Agora Sêneca mandou uma carta me mostrando como viver mais, em Sobre a Brevidade da Vida. Se continuar nesse ritmo, em pouco tempo conhecerei todos os mistérios do Universo, até que sabe decifrarei o maior de todos eles: as mulheres!

Quisera eu que todos tivessem acesso aos clássicos gregos, principalmente a tratados filosóficos como este, fáceis de ler e de rápida assimilação, para se lambusarem neste manjar. O problema nem mesmo chega a ser o preço, afinal, os livros da Coleção L&PM Pocket Plus custam apenas R$ 6,00. É isso mesmo, o livro é mais barato que a xerox dele! O que está faltando mesmo em nós é estímulo para trocar as baboseiras da TV por algo que faça realmente a diferença na vida (o livro fala disso, não é inspiração minha).

A vida de Lúcio Anneo Sêneca já daria um ótimo livro: Ele foi tutor de Nero. Não pense que por isso ele era ruim. Sabia que Nero no início era um bom imperador? Graças a quem? Exato. Somente depois que Nero se afastou da filosofia e dos bons conselheiros é que virou o tirano que o mundo conhece. Chegou ao ponto de condenar Sêneca ao suicídio, por uma suposta tentativa de golpe. Diz-se que ele serenamente cumpriu sua pena, de forma bastante lenta e dolorosa.

Sêneca não nos conta nada de novo, mas a maneira simples como o diz é o que cativa o leitor. Acredito que a tradução moderna (2006) feita direto do latim por 3 tradutores ajudou bastante. Mostra que a L&PM além de um preço acessível também quer mostrar qualidade.

O livro é escrito em forma de epístola (carta) a alguém chamado de Paulino (supostamente o sogro de Sêneca) e mostra pérolas de sabedoria como esta: "Não julgues que alguém viveu muito por causa de suas rugas e cabelos brancos: ele não viveu muito, apenas existiu por muito tempo." (pg. 43). O interessante é que pela fórmula ensinada no livro, podemos facilmente viver cem, quinhentos, mil anos. Dissertando sobre a vida, consequentemente também somos ensinados a encarar a morte. E como bônus, mostra-nos um ponto de vista bastante original sobre os prazeres, a educação e a amizade.

Não comprei este livro, ganhei no Projeto Leia Livro. Mas vou aproveitar para aumentar a minha biblioteca com as ótimas obras que aparecem no catálogo da L&PM. Livro bom e barato? É comigo mesmo!

leitura em: Março 2007
título: Sobre a brevidade da vida (De brevitale vitae)
edição: 1ª, Coleção LP&M Pocket Plus nº 548 (2006), 84 pgs
Bom
Postar um comentário