Balanço 2007

Meu bebê Libru Lumen está chegando ao seu primeiro aniversário e posso dizer que neste período cresceu bastante e fez crescer o seu big daddy. Como todo ser imbecil deste planeta, também estipularei metas de fim de ano para minha vida literária e, conseqüentemente, para o blog. Algumas já são aparentes, como podem perceber:

1. Tomar vergonha na cara e mudar o layout, deixando de usar um dos modelos (template) disponibilizados gratuitamente pelo Blogger e usando um mais legal e interessante encontrado na internet. Depois de alguns dias de testes - nunca compro uma roupa sem experimentar - o escolhido foi o que agora estão vendo. O modelo anterior, caso não lembrem, que ficou ativo na maior parte do ano foi o da figura aí em cima. O bebê cresceu e precisa de roupinhas novas.

2. Manter minha meta de leitura para, no mínimo, 48 livros por ano, ou 4 por mês, ou 1 por semana. Não é difícil, basta força de vontade. Em janeiro farei um curso de leitura dinâmica (mais um!) só que de um mês de duração. Quem sabe ajude a me superar.

3. Comprar menos livros novos. Isso mesmo, comprei muito e não li todos. Um desperdício. Por isso vou passar a freqüentar mais as bibliotecas (públicas e de amigos) e sebos. Vou tentar ler antes de comprar, assim só comprarei aqueles se "mexerem" comigo. Essa atitude é para economizar $$$ gasto com o que não presta e ser mais seletivo. Também vou continuar participando das campanhas e promoções na internet que premiam com livros, esse ano ganhei vários e foi muito bom para o ego e para o bolso.

4. Criar o clube do livro da turma na facul. Já temos um grupo razoável de interessados, entre acadêmicos e professores, e garanto que a tendência é aumentar conforme a idéia for se espalhando. Já discuti as regras com alguns colegas e serão basicamente três:
  • Todos os membros do grupo devem ler o livro indicado para o mês e anotarem suas considerações para um debate. Não importa se o livro é emprestado, comprado ou baixado da internet, importa somente que seja lido;
  • No primeiro final de semana do mês seguinte, o grupo se reunirá em um local previamente escolhido (na casa de um dos participantes, biblioteca, etc.) para debater o livro;
  • Um dos membros, talvez em ordem alfabética ou por votação, escolherá na reunião o livro a ser lido durante o mês. Isso implica que a leitura de cada livro iniciará na segunda semana do mês e irá até o primeiro final de semana do mês seguinte, totalizando um mês.
5. Escrever meu primeiro livro. Apesar de ter várias idéias prontas, elas continuam simplesmente como... idéias. Tá certo que iniciei nessa vida neste ano, mas já fiz as contas aqui: escrevendo 20 páginas por mês (e as revisando ao extremo, como gosto tanto) daria no final do ano um livro de 240 páginas. É uma meta realista e razoável.

Então, depois de tudo isso, que venha 2008! Já o desafiei para o duelo, escolhi as armas, é chegada a hora da peleja. Que vença o mais determinado!
Postar um comentário