Balanço 2007

Meu bebê Libru Lumen está chegando ao seu primeiro aniversário e posso dizer que neste período cresceu bastante e fez crescer o seu big daddy. Como todo ser imbecil deste planeta, também estipularei metas de fim de ano para minha vida literária e, conseqüentemente, para o blog. Algumas já são aparentes, como podem perceber:

1. Tomar vergonha na cara e mudar o layout, deixando de usar um dos modelos (template) disponibilizados gratuitamente pelo Blogger e usando um mais legal e interessante encontrado na internet. Depois de alguns dias de testes - nunca compro uma roupa sem experimentar - o escolhido foi o que agora estão vendo. O modelo anterior, caso não lembrem, que ficou ativo na maior parte do ano foi o da figura aí em cima. O bebê cresceu e precisa de roupinhas novas.

2. Manter minha meta de leitura para, no mínimo, 48 livros por ano, ou 4 por mês, ou 1 por semana. Não é difícil, basta força de vontade. Em janeiro farei um curso de leitura dinâmica (mais um!) só que de um mês de duração. Quem sabe ajude a me superar.

3. Comprar menos livros novos. Isso mesmo, comprei muito e não li todos. Um desperdício. Por isso vou passar a freqüentar mais as bibliotecas (públicas e de amigos) e sebos. Vou tentar ler antes de comprar, assim só comprarei aqueles se "mexerem" comigo. Essa atitude é para economizar $$$ gasto com o que não presta e ser mais seletivo. Também vou continuar participando das campanhas e promoções na internet que premiam com livros, esse ano ganhei vários e foi muito bom para o ego e para o bolso.

4. Criar o clube do livro da turma na facul. Já temos um grupo razoável de interessados, entre acadêmicos e professores, e garanto que a tendência é aumentar conforme a idéia for se espalhando. Já discuti as regras com alguns colegas e serão basicamente três:
  • Todos os membros do grupo devem ler o livro indicado para o mês e anotarem suas considerações para um debate. Não importa se o livro é emprestado, comprado ou baixado da internet, importa somente que seja lido;
  • No primeiro final de semana do mês seguinte, o grupo se reunirá em um local previamente escolhido (na casa de um dos participantes, biblioteca, etc.) para debater o livro;
  • Um dos membros, talvez em ordem alfabética ou por votação, escolherá na reunião o livro a ser lido durante o mês. Isso implica que a leitura de cada livro iniciará na segunda semana do mês e irá até o primeiro final de semana do mês seguinte, totalizando um mês.
5. Escrever meu primeiro livro. Apesar de ter várias idéias prontas, elas continuam simplesmente como... idéias. Tá certo que iniciei nessa vida neste ano, mas já fiz as contas aqui: escrevendo 20 páginas por mês (e as revisando ao extremo, como gosto tanto) daria no final do ano um livro de 240 páginas. É uma meta realista e razoável.

Então, depois de tudo isso, que venha 2008! Já o desafiei para o duelo, escolhi as armas, é chegada a hora da peleja. Que vença o mais determinado!

Comentários

  1. Dai disse...

    Metodologia do crítico que não quer enxergar sua real meta: escrever - mesmo que com erros - mas ser criticado e apontado: 'Óia o jefferson Maleski! Ele autografou o livro dele que comprei!'
    Ah, Jeff, sou tão sem vergonha. Mas você intriga-me sobremaneira: Talvez seja um caso psiquiátrico, mas a verdade é que continuo sendo tua leitora, rensga!
    Já mordi pedras, xinguei, odiei e sorri de tanta palhaçada que a vida traz. Mas, mesmo estando flutuando sobre lagos de pura inspiração, preocupo-me contigo, pois que és uma flor meio selvagem que encontra-se entre pedras, mas daquelas belezuras que, ainda que com espinhos protetores, quando nasce o sol, fica impossível não perceber um certo brilho especial em cada pólen de sua estrutura.
    E eu, tola pesquisadora de borboletas, dislexa que sou, esqueço os bichinhos inofensivos de asas coloridas para olhar com mais atenção um espécime raro.

    Parabéns pelas resenhas.

    Boas Festas!

    ResponderExcluir
  2. Interessante a idéia do clube do livro. Nesse ano acho que vou assumir o Diretório Acadêmico do curso de Letras, quem sabe eu consiga desenvolver a idéia por aqui também =)

    Abraços e boa sorte com as metas.

    ResponderExcluir
  3. Amigo; passei aqui pra deixar o básico feliz natal e próspero ano novo. Entretanto vou aproveitar a oportunidade pra agradecer todo o apoio e companheirismo que me ofertastes tão generosamente neste ano.
    Um abraço e em 2008 nossa amizade será tão produtiva quanto a tua escrita.

    ResponderExcluir
  4. Amigo! Super Amigo! Que em 2008 todos nós possamos escrever vários livros, e contemos cada segundo de nossas vidas... e que esses sejam cheios de muita alegria e amor... que esqueçamos a desesperada luta por dinheiro e enchamos nossos corações de coisas boas.. que possamos valorizar nossa vida... por que ela é boa demais!! Um super abraço! do Papai do Ano!!!! :)

    ResponderExcluir
  5. O que falar? Pelo que pude acompanhar do seu 2007 aqui no blog, posso dizer que ele foi bonito, cheio de amigos, letras e poesia. Que 2008 traga muito mais a você e que seus projetos possam se tornar lindas realidades.

    ResponderExcluir
  6. Neste virar de Ano…
    Que se rasgue a venda do olhar
    E seja mostrado o caminho
    Para a Eternidade...

    Desejo que...Neste Ano que entra

    As pedras que atrapalham o caminho
    Sejam varridas de vez
    E possas caminhar sem sobressaltos…

    Doce meu beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini