Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda
Tome cuidado: Se alguém em/de Goiás te chamar de lerdo ou dizer que você tem a cara lerda, isso pode ser um elogio! Isso mesmo, enquanto no restante do Brasil lerdo tem sentido (apenas) de alguém lento, vagaroso, boçal, na terrinha do cerrado, além do significado básico, o uso mais rotineiro aplicado hoje para a palavra é como sinônimo de safadeza e sem-vergonhice, especialmente para os homens. É um tratamento carinhoso bastante comum entre casais de ficantes ou namorados. Exemplos: Aquele rapaz tem uma cara lerda = Aquele rapaz tem uma cara safada. Você é muito lerdo, meu bem = Você é muito safado, meu bem. Ô lerdeza, pára de me atentar = Ô safadeza/safado, pare de me azucrinar. Veja também: - Expressões lá do Goiás: Já em vem
Apoiado! Tenho defendido o desapego à religião há muito no meu blog: www.celebraii.blogspot.com
ResponderExcluirOlá Jeff, agradeço sua visita no meu blog. Você é sempre bem-vindo. Seus comentários me interessam. No entanto, quanto a religião, se ela obedecesse o sentido etimológico, seria sim, uma coisa excelente para a humanidade, contudo, como o que se vê é uma efetivação do sentido sociológico e alienante, a religião é um fim em si mesma, não chega a lugar algum. Alienta, prende, rouba, cega e condena em nome de Deus.
ResponderExcluirAbs.
will, sei disso e ñ discordo de vc, e acrescento mais: usando as mesmas palavras do seu comentário, poderíamos condenar tb a ciência, a arte e a política atuais.
ResponderExcluirao invés, prefiro tentar separar oq há de bom nelas e tirar proveito. afinal, tudo oq existe de deturpado teve um começo puro, q foi abandonado em prol de objetivos mais mesquinhos. esta origem da religião (o religare), aquela q joseph campbell estudou e definiu tão bem, é a q me interessa.
Sim. É só o religiare (etimologia) que me interessa. Sendo assim, não é um grupo de pessoas ou uma instituição que religa-nos a, neste caso específico, Deus. Há uma pessoa. Uma única pessoa que foi e é capaz de religar-nos ao divino: Jesus de Nazaré.
ResponderExcluir