Frases de Oscar Wilde

Antigamente, livros eram escritos por homens de letras e lidos pelo público. Hoje em dia, livros são escritos pelo público e lidos por ninguém.

Não existem livros morais ou imorais. Os livros são bem ou mal escritos.

É o que você lê quando não tem que fazê-lo, que determinará o que você vai ser quando não puder evitar.

A literatura antecipa sempre a vida. Não a copia, amolda-a aos seus desígnios.

Instrução é uma coisa admirável, mas deve bem recordar frequentemente que nada que vale a pena saber pode ser ensinado.

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida.

Entre duas pessoas de nível cultural diferente, o único tipo de diálogo que poderá existir será a nível mais baixo.

A única coisa a fazer com os bons conselhos é passá-los a outros; pois nunca têm utilidade para nós próprios.

Estamos todos na sarjeta. A diferença é que alguns de nós conseguem ver as estrelas.

Sou contra os noivados muito prolongados. Dão tempo às pessoas para se conhecerem melhor, o que não me parece aconselhável antes do casamento.

Os velhos acreditam em tudo, as pessoas de meia idade suspeitam de tudo, os jovens sabem tudo.

Uma coisa não é forçosamente verdadeira porque um homem morreu por ela.

Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.

A verdade não é complexa, nós é que somos.

Há duas tragédias na vida: uma a de não satisfazermos os nossos desejos, a outra a de os satisfazermos.

Se alguém diz a verdade, pode estar certo de que será descoberto, mais cedo ou mais tarde.

Devem-se escolher os amigos pela beleza, os conhecidos pelo caráter e os inimigos pela inteligência.

A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre.

O número dos que nos invejam confirma as nossas capacidades.

Ser grande significa ser incompreendido.

A vida é muito importante para ser levada a sério.

Posso resistir a tudo, menos à tentação.

O pessimista é uma pessoa que, podendo escolher entre dois males, prefere ambos.

Um homem pode viver feliz com qualquer mulher desde que não a ame.

As mulheres existem para que as amemos, e não para que as compreendamos.

A melhor maneira de começar uma amizade é com uma boa gargalhada. De terminar com ela também.


Oscar Wilde (1854-1900) foi poeta, dramaturgo e escritor irlandês. Escreveu O Retrato de Dorian Gray.

Comentários

  1. Oscar Wilde... Para variar a frase diz TUDO. E dele uma das frases que mais gosto "a vida e uma coleccao de erros".
    Bela escolha.
    Bjs meus

    ResponderExcluir
  2. obrigada pelo cometário no blog, volte sempre !

    gostei do seu também !

    :)

    ResponderExcluir
  3. Essa eu vou copiar imediatamente. Com certeza uma dose de sabedoria fora do comum.

    ResponderExcluir
  4. Indiscutiblemente Wilde es genial.
    ¿Sabes cuál me gusta mucho?



    "La mejor manera de librarse de la tentación es caer en ella".




    Saludos.

    ResponderExcluir
  5. Mussa gostou do Retrato de Dorian Gray. Acabei de adquirir um pra mim. Já tinha lido, mas não tinha o livro em casa.

    ResponderExcluir
  6. Luciano,

    No meu caso acontece exatamente o contrário: eu tenho o livro, mas ainda não o li. E pra variar eu sei o que estou perdendo...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. As frases do Oscar Wilde são uma melhor do que a outra. Minha preferida é a seguinte: "Living is a rare thing. Most people simply exist." Puta que pariu, é verdade, com o perdão da palavra chula (verdade).

    ResponderExcluir
  8. Instrução é uma coisa admirável, mas deve bem recordar frequentemente que nada que vale a pena saber pode ser ensinado.
    .
    Viver é uma tarefa para poucos como ele mesmo diz. E os conhecimentos mais importantes estão na vida e não em um banco de escola.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini