Obra Completa: Luis Fernando Verissimo

Resolvi criar uma nova seção de postagens aqui no blogue, com o título de "Obra Completa". Pra quê isso, você me pergunta. Sei lá, tava atoa na vida, resolvi, eu respondo. Mas depois de pensar mais um pouco, digo que é simplesmente para relacionar as obras dos escritores que mais gosto e que já li, assim fico sabendo quais ainda faltam para completar a bibliografia daquele autor. Inútil? Pode ser, mas pretendo me preparar para a época em que a minha memória começar a falhar e eu passar a me perguntar se li ou não certo livro de certo autor. As postagens devem ter periodicidade mensal. Começo hoje com um brasileiro, ainda vivo e escrevendo:

LUIS FERNANDO VERISSIMO, ou LFV
[wikipedia ON]Luis Fernando Verissimo (Porto Alegre, 26 de setembro de 1936) é um escritor brasileiro. Mais conhecido por suas crônicas e textos de humor, mais precisamente de sátiras de costumes, publicados diariamente em vários jornais brasileiros, Verissimo é também cartunista e tradutor, além de roteirista de televisão, autor de teatro e romancista bissexto. Já foi publicitário e copy desk de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Erico Verissimo.[wikipedia OFF]

Tenho um carinho especial pelo LFV por ser os seus livros de crônicas os responsáveis pelo meu retorno definitivo à leitura, lá no começo da década de 2000. Todos os seus livros de crônicas podem ser lidos em poucas horas, sem esforço. O senso de humor impagável e as tiradas sensacionais o fazem um dos melhores cronistas do país. Porém, eu gosto especialmente dos romances dele, pois consigo perceber as técnicas e estilos literários usados pelos grandes e que ele tenta imitar. Algumas vezes consegue com perfeição, outras nem tanto, mas mesmo assim não deixa de dar uma aula. O meu preferido é Gula: O Clube dos Anjos.  Segue abaixo a lista dos livros dele que li.
    CRÔNICAS

  1. Aquele Estranho Dia que Nunca Chega (1999, Objetiva)
  2. A Eterna Privação do Zagueiro Absoluto (1999, Objetiva)
  3. Histórias Brasileiras de Verão (1999, Objetiva)
  4. As Mentiras que os Homens Contam (2000, Objetiva)
  5. Comédias para se Ler na Escola (2001, Objetiva) 
  6. A Mesa Voadora (2001, Objetiva) 
  7. Sexo na Cabeça (2002, Objetiva) 
  8. Todas as Histórias do Analista de Bagé (2002, Objetiva)
  9. Banquete Com os Deuses (2003, Objetiva)
  10. O Melhor das Comédias da Vida Privada (2004, Objetiva)
  11. Orgias (2005, Objetiva) 
  12. Mais comédias para ler na escola (2008, Objetiva)
  13. O Mundo é Bárbaro (2008, Objetiva)
  14. Comédias brasileiras de verão (2009, Objetiva)
  15. Em algum lugar do paraíso (2011, Objetiva)
  16. Diálogos Impossíveis (2012, Objetiva)

    ROMANCES


  17. Gula - O Clube dos Anjos (1998, Objetiva, coleção Plenos Pecados)
  18. Borges e os Orangotangos Eternos (2000, Cia das Letras, coleção Literatura ou Morte)
  19. O Opositor (2004, Objetiva, coleção Cinco Dedos de Prosa)
  20. O Jardim do Diabo (2005, Objetiva) 
  21. A Décima Segunda Noite (2006, Objetiva, coleção Devorando Shakespeare)
  22. Os Espiões (2009, Alfaguara)

Para os que desejarem conhecer todos os livros do LFV publicados, uma ótima dica é verificar a lista no Skoob. Dos 73 cadastrados lá li os 22 alistados acima.

Comentários

  1. Não li nenhum romance dele. Estou até com Gula aqui em casa, mas só lerei mês que vem.
    Sou fã das crônicas. Já li metade dos livros de crônicas dele.

    Adorei o post.

    Beijos!

    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca li um livro dele na íntrega, nem mesmo os de crônicas, apesar de conhecer algumas. Um dia eu tomo vergonha e compro um livr dele...

    Ótimo post.

    Laísa C.
    confissoesdesajustadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oi carissinha, ñ espere mto tempo p ler os romances do LFV. mas apesar d'eu ter curtido + o gula, tenho amigos q gostaram + do último dele, os espiões.

    ResponderExcluir
  4. oi laísa, vc consegue os livros do LFV d crônicas (eu sugiro os da ed. objetiva por serem + recenter) fácil fácil com descontos na internet, ou usados baratíssimos em sebos online ou até trocando no sites afins. a vantagem é q tem passagens q vc dá gargalhadas sozinho, pensando q aquilo já aconteceu ou poderia ter acontecido contigo.

    ResponderExcluir
  5. Vou procurar lê-lo, quem sabe consigo uma troca. obrigada pela recomendação!

    Laísa C.
    confissoesdesajustadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá J.,

    Me indique um livro para que eu possa começar a leitura das obras de Veríssimo..

    Agradeceria =)

    ResponderExcluir
  7. laísa
    o melhor mesmo é começar pelos contos do lfv, talvez pelo mesmo roteiro q eu comecei: as mentiras q os homens contam, comédias p se ler na escola, sexo na cabeça, orgias (esse fala sobre as festas em família, heheh) e depois passar aos romances, q indico gula, o jardim do diabo e os espiões. os outros vc pode ler qdo e se pegar gosto pelo autor.
    abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi J.


    Para ler Lagoena é fácil. Vc procura pelo site BookSérie (www.bookserie.com.br) Na página principa vc clicar no banner de Lagoena, assim terá acesso ao primeiro episódio, se lhe agradar, para acompanhar o restante da série, deve se cadatrar do site. A cada episódio vc deve cliver em LIDO, para seguir a leitura.

    Qualquer dúvida, retorme.

    ResponderExcluir
  9. obrigado pelas explicações, laísa, mas ñ eram estas as minhas dúvidas. estou interessado em saber como se começa uma série, quem faz aquele banner bonito da série, se existem outras periodicidades além d semanal, oq acontece se vc ñ mandar o capítulo em uma semana. coisas d escritor curioso, hehehe. abraços

    ResponderExcluir
  10. Ah, tá, entendi..rs

    Para uma obra ser aprovada e publicada o autor deve disponibilizar ao menos 15 capítulos(episódios), assim o site não cai no risco em investir numa série, é o mínimo que exigem com relação a quantidade, além de qualidade literária. Os banners são eles que fazem, a periodicidade é a mesma para todas as séries, um episódio por semana, variando o dia...

    Qualquer coisa é só perguntar...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini