Top Five 2011: os melhores FILMES vistos durante o ano

Já passamos da metade do mês de dezembro, então é hora de fazermos aquele retrospecto do 2011 e divulgarmos a nossa lista das melhores filmes vistos durante o ano. Deixei de fora os que reprisei, afinal não foram surpresa alguma para mim, eu os assisti novamente justamente por já saber que eram excelentes:


1. No espaço não existem sentimentos (I rymden finns inga känslor / Simple Simon), 2010 - o filme sueco que concorreu ao oscar em 2010 tornou-se um dos meus favoritos a serem assistidos novamente milhares de vezes. Por narrar a história sob a ótica de um portador da Síndrome de Asperger, lembra muito o tom do livro O estranho caso do cachorro morto, de Mark Haddon. A história é original, doce, engraçada e romanticazinha. Veja o trailer (em sueco/inglês).


2. Guerreiro (Warrior), 2011 - Eu já tinha gostado do filme Gigantes de Aço, com lutas e emoção que lembram os bons filmes do Rocky. Mas Guerreiro adicionou um ótimo enredo, com lutas de UFC (tava demorando para Hollywood explorar essa febre), drama familiar e atuações fora de série. Violência na medida certa para torcer junto com os seus filhos e avós. Veja o trailer.


3. Hanna, 2011 - Quem nunca gostou de um filme por causa e inclusive pela trilha sonora? The Chemical Brothers deveriam só trabalhar com OST. Além disso, não conheço um homem que não goste da Saoirse Ronan, mesmo sendo uma assassina capaz de cortar fora qualquer mão boba pro lado dela. Ai, ai, ai. Veja o trailer.


4. Os inocentes (The innocents), 1961 - Confesso que só busquei esse filme por causa do livro A outra volta do parafuso, do Henry James. Não consegui captar onde estava o terror do livro. Sou fã de terror e fiquei frustrado com a leitura. O filme conseguiu me mostrar o que não vi no livro. Me deixou arrepiado vendo sozinho no escuro e me deu outra dimensão do que era o terror. E não, o que mais assusta no filme não são os fantasmas. Veja o trailer (em inglês).


5. A doutrina de choque (The shock doctrine), 2009 - Tinha que ter pelo menos um documentário na minha lista né? Aprecio teorias de conspiração, ainda mais com bons argumentos e pesquisas históricas de fatos e documentos. Achei melhor que Fahrenheit 9/11. Assista o filme online.

E você, qual o seu Top5?

Comentários

  1. Sobre Henri James (A outra volta do parafuso): fiz comentário semelhante ao teu "Não consegui captar onde estava o terror do livro." certa vez em uma aula de Literatura II ou III, não lembro. A professora (Clotilde, o nome dela não esqueço mais) quase me condenou à cadeira elétrica por causa disso.Depois já viu, né, foi aquele show de teoria sobre realismo fantástico e blá, blá, blá. Também fico com o filme.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini