SELO: Esse blog compartilha leituras de qualidade

Meu amigo virtual Luciano me passou um selo que pede a indicação do livro que marcou a minha vida. Não sou muito de selos, mas os que o L.S. Alves costuma me passar são educativos. Este selo foi criado pela Mariane, que tem o blog com o mesmo nome.

Então lá vai, e minha resposta não poderia ser outra, o livro que marcou e ainda marca, direta ou indiretamente a minha vida é a Bíblia Sagrada. Por vários motivos, que sempre mudam com os anos. Primeiro, porque cresci em uma família de diversas denominações religiosas, católicos, espíritas, testemunhas de Jeová, e todas baseiam-se no cristianismo. Até fui membro ativo na adolescência, o que me rendeu boas experiências. Segundo porque continuo sendo religioso embora hoje não pertença a nenhuma religião. Percebi o quando elas manipulam o que está escrito conforme o que querem pregar. Todas. E comecei a comparar a Bíblia com outros livros sagrados, como o Alcorão, os Vedas, etc. e vi que ela não é única. Nem mesmo é o melhor dentre eles. Mas é a mais usada, tanto para o mal quanto para o bem. E por isso hoje eu ainda a leio e utilizo, para aquele crente que chega em mim citando um versículo que sei que não tem nada a ver com o que ele quer provar, seja porque não existe ou porque foi retirado de um contexto diferente. Somente quem já a leu inteira diversas vezes não será manipulado facilmente. O conhecimento sempre nos ajuda a não sermos enganados, mesmo que seja conhecer algo que você não segue. E princípios morais, espirituais ou éticos, você consegue tirar até mesmo de uma revista em quadrinhos do Homem-Aranha, quanto mais dos livros desse tipo.

A segunda parte do selo é indicar outros blogues para participarem, então lá vai: Contos no Papel e A Fênix Apoplética.

Comentários

  1. Ohhhhh, fico até lisonjeada de receber um selo de você. Adorei. Vou responder assim que tiver tempo :D

    ;**

    ResponderExcluir
  2. Tenho a mesma posição que você em relação às religiões. A única diferença é que sou ateu, mas nada contra quem crê, como você. Ao menos você não deixa a igreja lhe manipular.

    E só uma correçãozinha: "o Alcorão" - é errado dizer isso Al Corão já quer dizer O Corão. O livro que você se referiu é O Corão.

    Parabéns pelo blog e boa sorte.

    (não deixe de visitar o meu)

    ResponderExcluir
  3. A blíblia muito tem a nos ensinar. E o que tenho certeza é que independentemente de qualquer religião, Deus é um só...

    http://www.eriolword.com/
    http://eriolmala.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  4. valeu pela dica, henrique, mas a minha frase está correta pq usei elipse. como eu estava falando de 'livros sagrados' subentenda q entre 'o' e 'Alcorão' foi suprimida a expressão 'livro sagrado'.

    ResponderExcluir
  5. ivan, podemos tirar aprendizado seja de coisas boas ou ruins. vai da capacidade de observação. uns dizem q a biblia é boa, outros q é ruim. pra mim tto faz, sei mto bem discernir oq me faz bem dq ñ faz.

    ResponderExcluir
  6. O Espírito Santo - e só há um - trouxe-me aqui, no post onde deveria responder o convite (é convite?), e digo, de todo meu coração, que estou inclinada a achar que Alcorão, Candomblé e etc... são lindos,mas são religião, Jeffinho. Até aqui,encontro-me num transe estranho, onde ainda não consegui desmentir Jesus Cristo.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini