TEMA: Mancha

CURRICULUM

Ele era um cara perfeito. Ou melhor, sem defeitos. Tanto faz. Ao menos, era essa a impressão que todos os que o conheciam tinham dele. Era tido como o exemplo a ser seguido e na vizinhança era tratado respeitosamente sempre com um senhor antes do nome. Do tipo caladão, mas bem alinhado, buscava mostrar o lado bom da vida e, se algo dava errado, dizia, dando de ombros, que aquilo aconteceu “porque ele quis”. Não acreditava no acaso e defendia a filosofia de que era melhor aceitar silenciosamente a culpa no lugar dos outros, até a dos subalternos, que assumir o papel de cobrador chato. Talvez, por ser assim, era o primeiro a ser procurado quando alguém estava em apuros. Praticamente fazia milagres para solucionar os problemas alheios. Considerava-se uma pessoa feliz e trabalhava quase todos os dias da semana. Mas escondia um segredo que o envergonhava, uma mancha em seu currículo, que carregava quieto, na esperança de que ninguém notasse. No trabalho, apenas um software criado por ele insistia em não fazer o que fora programado. Frustrado, olhou para a tela e resolveu chamar o software de “Satã”.

Esse texto ambíguo foi escrito por Jefferson Luiz Maleski na solidão (diurna) do dia dos namorados de 2009.

Comentários

  1. Só eu fiquei com medo?

    ResponderExcluir
  2. vc sabe oq quer dizer ambíguo?

    ResponderExcluir
  3. rs ... Esse cara é um autocrata nato, não gosta q nada fuja do seu controle ... interesante essa personalidade dele, me identifiquei bastante ... Ao meu ver (não sei se foi isso q o autor kis dizer, no entanto acredito nas múltiplas interpretações =p), ele gostava tanto da segurança de ter tudo sob sua percepção e dominio (não no sentido de ter, mas no sentido de saber conduzir as coisas e situações conforme seus propósitos ...) que, quando achou algo que definitivamente fugia de seu controle ele deu um nome bem ligado à imperfeição, rebeldia, ao mal ...

    ResponderExcluir
  4. anônimo

    vc quase entendeu a brincadeira, ;)

    pra sair do quase só falta vc dizer o nome do protagonista.

    ResponderExcluir
  5. Ops ... =P

    Enquanto eu lia, surgiam vozinhas na minha cabeça com frases e situações de um passado não muito distante ... mas como eu tendencio a fazer ligação de tudo com tudo (traduzindo: paranóia =P) ... preferi não me ater muito a tais reflexões, alegando que não tinha nada haver ... mas agora ... plantou-se a sementinha da dúvida? =P

    ResponderExcluir
  6. errou feio.

    real e infelizmente, este, pelo jeito, vai ser um texto para poucos paladares.

    ResponderExcluir
  7. Agora plantou-se a sementinha do "então não tenho a mínima idéia do q q poderia se tratar mas fico feliz q ainda não descobri ..." =P

    ResponderExcluir
  8. *Depois de relaxar cinco minutos com um bom Within Temptation e de desanuviar a mente de certas proposições ...*

    AHA! ... mas tipo, eu acabei lendo o texto (talvez) me baseando na ligação de situações reais, isso meio q me fez ter uma interpretação mais minha (é o efeito do "várias interpretações"), algumas coisas me chamaram atenção e me dispersei ... mas a lógica do texto vc mesmo já deu a chave: "Esse texto ambíguo ..." Isso é uma analogia bem humorada a respeito da criação do próprio Diabo, o símbolo ocidental do mal, da imperfeição ...

    Nome do protagonista?

    *Ganho um doce se descobrir??? *.**

    Deus, ora bolas.

    Acertei né?

    \o

    Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. só pq provoquei, senão o assunto morreria no 1º comentário, né ñ?

    ResponderExcluir
  10. É lógico ... qd há provocação, há um estímulo automático para o esforço ... =P ... rsrsrsrs ...

    ResponderExcluir
  11. Ctrl + Alt + Del?
    heheheh =P
    Bacana. Leve como as férias, é?

    ResponderExcluir
  12. leve? teve gente q morreu de medo dele até...

    ResponderExcluir
  13. se substituisse o nome de Satã por Windows, tbm faria sentido. hahaha

    mas seria deus o criador de Satã? não seria o proprio homem?

    ResponderExcluir
  14. de forma indireta, sim. ñ seria mais lógico se o homem tivesse criado deus q criou o diabo? a criação da criação.

    ResponderExcluir
  15. Se eu tivesse lido antes, teria mais elementos para o meu texto lá. Aquilo pareceu a primeira infância de Adão se comparado com este teu texto hehe. Parabéns... mas eu vou ficar pensando e pensando. Creio que estará aberta a busca tecnológica da criação hehe vou escrever mais, acho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini