Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons

“Quem vigia os vigilantes?” é mote central da HQ Watchmen, escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons. A graphic novel foi uma das que revolucionou as histórias em quadrinhos e ganhou muitos prêmios por isso. Originalmente publicada no Brasil em 1999 pela Abril em 12 revistas mensais, ganhou recentemente uma edição definitiva pela Editora Panini Brasil. A HQ traz a história de um grupo de ex-super-heróis (os Watchmen) que vivem nos EUA de 1985, em uma iminente 3ª Guerra Mundial contra a URSS. Assassinatos, conspirações e flashbacks da vida dos heróis vão arquitetando a trama e mostrando que tudo pode ter mais de uma interpretação. Apesar dos heróis serem desconhecidos para quem não leu a HQ, os seus conflitos pessoais fazem o leitor se identificar de cara com algum. Um exemplo é Rorschach, sendo que a frase dele quando se vê preso e ameaçado pelos bandidos que capturou no passado é a máxima do cara durão. Os desenhos são únicos, contando até 3 histórias paralelas ao mesmo tempo. Alguns quadros respondem a perguntas feitas no texto, o que garante diversão até mesmo nas releituras. A história do pirata é um brinde aos leitores. Os “documentos” no final de cada edição também. Em março de 2009 estréia o filme que, pelo trailer, parece ser uma boa adaptação. Lido em e-book.

leitura: Fevereiro de 2009
obra: Watchmen de Alan Moore, com ilustrações de Dave Gibbons
tradução: Jotapê Martins
edição: 1ª, Abril (1999), 12 edições de 36 pgs
compare os preços: Buscapé
Excelente

Comentários

  1. Jefferson, depois do seu comentário lá no meu mundo fiquei basante interessado no anti-herói Rorschach. Parece que o filme sobre Watchmen foi lançado na semana passada.

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo tá falando desse filme/hQ mas eu não to sabendo quase nada, e preguiça de procurar...

    Tu lesse em E-book?

    Anyway quero ver o filme, toca uma música de uma das minhas bandas preferidas(mas nao é só por isso, claro) :)

    ;**

    ResponderExcluir
  3. É, leu em e-book. Vi agora.

    Mas, quanto tempo nao te vejo ein? heheh ;P

    ;*

    ResponderExcluir
  4. Deveria ter escutado seu conselho e ter lido antes de ir ao cinema. COmo não sabia de nada da história, passei suas horas só tentando entender o que eram esses heróis "aposentados" por assim dizer...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini