Resoluções Literárias para 2013 #3

Em dezembro de 2012, estipulei algumas resoluções literárias para este ano. Agora chegou a hora do balanço de meio de ano para descobrir à quantas anda o cumprimento das metas. Foram 5 metas, com 3 OK, 1 Maioumeno e 1 Na traaaave. Então vamos à elas.

  • Continuar a ler 50 páginas por dia
OK! Já tendo lido 11.733 páginas estou com a média de 65 páginas por dia. Tive uma caída no mês de abril aonde fiquei quase duas semanas sem ler nada, e todos sabem o quanto é difícil voltar ao ritmo depois de estar parado. Um pouco do meu desinteresse jogo a culpa no livro Liberdade, de Jonathan Franzen, que apesar de ser bem escrito e trazer assuntos atuais, é de leitura lenta, cansativa e muitas vezes chata.

  • Ler 1 calhamaço de pelo menos 500 páginas por mês
OK! A boa notícia é que consegui cumprir a meta, mas a ruim é que além dos 41 calhamaços que eu já tinha na minha biblioteca adquiri outros em 2013, sendo que li 4 dos que tinha e 2 dos novos. Já me despedi dos livros lidos e os mesmos não moram mais comigo. São eles:

1. O Nome do Vento - Patrick Rothfuss - 656 páginas - Sextante (JANEIRO)
2. O Temor do Sábio - Patrick Rothfuss - 960 páginas - Sextante (FEVEREIRO)
3. Anna Kariênina - Liev Tolstói - 814 páginas - Cosac Naify (MARÇO)
4. Liberdade - Jonathan Franzen - 618 páginas - Companhia das Letras (ABRIL)
5. Os Três Mosqueteiros - Alexandre Dumas - 510 páginas - Nova Cultural (MAIO)
6. A Divina Comédia - Dante Alighieri - 696 páginas - Editora 34 (JUNHO)


  • Ler todos os livros que ganhei de presente nos 2 últimos anos
Maioumeno! Se tinha por volta de 10 livros ganhados em 2012 e acrescentando os que ganhei em 2013, o ritmo dessa meta está abaixo do que devia (pelo menos 5 livros). Mas ainda dá tempo pra recuperar.

24. diálogos impossíveis (2012) - luis fernando verissimo - 176 pgs - bom (MARÇO)
37. o jogo do exterminador (1985) - orson scott card - 380 pgs - excelente (MAIO)


  • Comprar só 6 livros por mês
OK! Que fique claro que me refiro à livros para leitura, já que os que compro para revenda são os que me sustentam literariamente falando. A média ficou em 6,33 livros por mês e só não ficou menor graças às promoções do Submarino, esse safado. Mas, como agora ando me controlando um pouco mais, tomando remédios, fazendo terapia... creio que consiga vencer esta meta até o final do ano.

Janeiro: 9 livros
Fevereiro: 14 livros
Março: 1 livro
Abril: 3 livros
Maio: 8 livros
Junho: 3 livros


  • Ler pelo menos 12 livros de literatura brasileira
Na traaaave! Li 5 dos 6 que deveria, e destes apenas 2 estão na lista das 120 opções que me propus a seguir.

6. memórias póstumas de brás cubas (1880) - machado de assis - 332 pgs - regular (JANEIRO)
13. estorvo (1990) - chico buarque - 152 pgs - regular [ebook] (FEVEREIRO)
25. carta a el-rei d. manuel sobre o achamento do brasil (1500) - pero vaz de caminha - 156 pgs - bom [ebook] (MARÇO)
32. ed mort: todas as histórias (2011) - luis fernando verissimo - 80 pgs - excelente (ABRIL)
49. o vampiro de curitiba (1965) - dalton trevisan - 128 pgs - bom (JUNHO)


Volto em dezembro para o balanço final e completo das resoluções 2013 e já planejando as para 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini