Os 10 livros mais abandonados pelos brasileiros em 2012

Em dezembro de 2010 escrevi um post com os 10 livros mais abandonados, conforme as estatísticas de cada livro no Skoob. Como tenho consciência de que a lista muda com o tempo, resolvi verificar se as estatísticas se mantiveram ou se entrou algum outro livro amaldiçoado na lista. Os números na frente e as setas ↓ e ↑ indicam quantas posições os livros subiram ou desceram na classificação de 2010 e a de hoje. Para a estatística não ficar injusta, estabeleci como parâmetro listar apenas livros com no mínimo 500 leitores, pois pode influenciar diretamente na porcentagem. Por exemplo, livros com apenas um leitor e um abandono, apesar da porcentagem ficar em 100%, não refletiria a sua posição real por causa de apenas um leitor. As casas decimais acima de 10% foram arredondadas.
  1. 1↑ Atlantis, de David Gibbins: 30% de abandonos;
  2. 1↑ O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder: 21% de abandonos;
  3. 2↑ Bíblia Sagrada, diversos autores: 15% de abandonos;
  4. 2↑ A Divina Comédia, de Dante Alighieri: 16% de abandonos;
  5. 1↓ O Enigma do Quatro, de Ian Caldwell e Dustin Thomason: 14% de abandonos;
  6. 1↑ A Cabana, de William P. Young: 12% de abandonos;
  7. 1↑ Memorial do Convento, de José Saramago: 12% de abandonos;
  8. 2↑ A Menina que Roubava Livros, de Markus Suzak: 10% de abandonos;
  9. [novo] O Nome da Rosa, de Humberto Eco: 10% de abandonos;
  10. [novo] O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë: 9,39% de abandonos;
Com base nos meus critérios de "justiça" para com os livros, de um número mínimo de leitores, tive de reitrar o 1º colocado da lista anterior, o Ulisses, de James Joyce, pois não atingiu o número mínimo de leitores (apenas 401 o leram), o que talvez mude em breve (111 o estão lendo) devido ao lançamento recente da nova tradução Cia das Letras/Penguin. Também não consegui encontrar nenhum livro brasileiro acima dos 9% de abandono. Outro dado interessante: os livros mais lidos (a maioria bestsellers), apesar de uma quantidade enorme de abandonos em número, são os com menor porcentagem, ficando abaixo dos 4%. Me parece que os 4% está sendo uma porcentagem ideal de abandono para qualquer livro.

Alguns livros que poderão entrar na lista logo logo são: Ulisses, de James Joyce (41% de 401 leitores); Minha Luta, de Adolf Hitler (22% de 436 leitores); Notícia de um Sequestro, de Gabriel García Márquez (9,27% de 550 leitores); As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis (9,12% de 21,042 leitores).

E você, conhece algum livro que poderia entrar fácil no WORST10, com mais de 500 leitores e acima dos 9% de rejeição? Basta se lembrar de qual foi o pior livro que você leu e falar o título e autor que pesquiso e faço as contas rapidinho.

Comentários

  1. realmente uma pena que "a menina que roubava livros" esteja na lista é um dos melhores livros que já li, basta um pouco de perseverança porque ele realmente é um pouco monotono.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, A Menina Que Roubava Livros é um dos melhores livros que eu já li, brasileiro é ignorante mesmo heim rs Confesso que abandonei O Morro Dos Ventos Uivantes mas foi porque o prazo da biblioteca foi muito curto rs enfim, um livro que eu não me arrependo de ter abandonado: O Cortiço - Aluisio Azevedo

    ResponderExcluir
  3. A Cabana foi um livro que abandonei. Muito ruim, uma escrita que não envolve o leitor, ele faz isso pela apelação de sentimento, que em mim não deu certo. Achei muito vazio de "conteúdo" e chato, chato,chato...abaondaria qualquer outro livro deste tipo sem pensar 2x.
    Abandonei Marley e Eu também. Muito ruim...

    ResponderExcluir
  4. Realmente: O mundo de Sofia,A cabana, A menina que roubava livros, são muito desestimulantes. Esses três não consegui terminar. Gente, Nárnia não pode entrar nessa lista!! É ótimo, só é grandinho, mas é muito bom! :D

    ResponderExcluir
  5. Saramago e Gabriel Garcia nesta lista??Q isso eles são maravilhosos,livros fantasticos.Nunca abandonei um livro e espero não faze-lo,mas foi com muita dificuldade e tedio q terminei “Diario de uma paixãoo“ de Sparks

    ResponderExcluir
  6. Esses livros abandonados podem revelar o perfil do brasileiro. Vale a pena um estudo sobre isso. Mas em relação aos livros... puxa!! quantos livros não imaginava estar na lista. Já pensei em abandonar alguns livros como o cortiço (Aluísio de Azevedo), inocência (Visconde de Taunay)e outros como Os lusíadas (Camões), e o já citado A Divina Comédia. Mas pretendo ler assim que puder. Desistir de um livro me dá uma sensação de perda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini