Justiça Sem Limites "Boston Legal" (2006-2007) - 3ª temporada

3x16 The Good Lawyer
Eu quero muito acreditar em Deus. Não por causa das palavras na Bíblia ou pelas alegações do Evangelho, mas porque suponho que com nosso planeta sendo poluído até a extinção enquanto país após país desenvolvem bombas nucleares, coincidindo com um agravamento do ódio sem precedentes enquanto um continente inteiro está morrendo de AIDS e fome e o resto do mundo finge não perceber não é muito fácil ter fé no homem hoje em dia. Mas se não acreditarmos em Deus, a única alternativa é acreditar no homem. Bem, não tenho certeza se acredito em Deus. E mesmo se acreditasse não tenho certeza se será o mesmo Deus que fulano acredita... ou você acredita. Mas, na dúvida, eu ainda acredito no homem. Acredito no senso de humanidade nato do homem. Seu potencial de compaixão, razão, retidão em seu coração.

Se acreditar em Deus e não existir nenhum Deus não há nenhum dano, nenhuma falha. Mas se não acreditar em Deus e ele existir você está ferrado.

Boston Legal é uma dramédia do canal ABC que mostra os bastidores da firma de advocacia Crane, Pool & Schmidt. Enquanto narra as desventuras dos advogados nada convencionais Alan Shore (James Spader) e Denny Crane (William Shatner), foca os atuais problemas jurídicos e sociais dos Estados Unidos da América. Veja mais na Wikipédia, IMDB (nota 8.9) ou no Site Oficial.

Comentários

  1. "Porque se acreditar em Deus e não existir nenhum Deus não há nenhum dano, nenhuma falha. Mas se não acreditar em Deus e ele existir você está ferrado."

    A frase de efeito é boa Jeff. Mas pode ser uma filosofia danosa. Acreditar por medo eu acho que está longe de ser fé genuína. E há quem chame covardia. Ateus convictos que o digam.
    Ando pensando nessas coisas. Vou escrever um artigo sobre, mas só o farei quando tiver certeza que ter incertezas é também um caminho, sei lá, no mínimo honesto. Deus, sendo tudo e todos, certamente entende melhor que nós essas eternas e angustiantes dúvidas.
    [Estou escrevendo a segunda parte, demoro porque não quero decepcioná-lo.]
    A parte deste texto aí que se inclina a acreditar nos homens é muito boa. Você, por exemplo é digno de provocar sentimentos de fé nos homens, com seu trabalho na rede. Assim como muitos outros blogueiros. Então notamos que há discussões vastas sobre o tema do artigo.
    Mas ainda prefiro os ateus convictos aos que pensam como o cara aí. Não sei. Precisamos amar e crer no Deus? Se assim for, que não macule-se tal sentimento com temor. Há motivos mais reais para se temer represálias. E são tão humanas e coabitam juntinho de nós.

    1 beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Concordo, em partes.

    Mas como vc explicaria versos bíblicos como os abaixo, considerados axiomas divinos pelas religiões cristãs?

    SALMOS 111:10 "O TEMOR a Deus é o princípio da sabedoria"

    FILIPENSES 2:12 "Persisti em produzir a vossa própria salvação com TEMOR e TREMOR"

    1 CRÔNICAS 16:25 "Deus é grande e para ser louvado muito, e para ser TEMIDO mais do que todos os outros deuses"

    SALMOS 33:8 "TEMAM a Deus todos os da terra"

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jeff, boa pergunta.
    Jamais usarei clichês baratos do tipo 'a Bíblia foi copilada por mãos de homem'. Posso aceitar que nesses tempos o homem tinha mais pureza e desejos de desvendar mistérios divinos. Temores eram verdadeiramente explicáveis pois no Céu não havia naves espaciais e nem sondas, tampouco a possibilidade de outros seres habitarem Universos como vemos hoje. Nada contra admitir que há Inteligência Superior, porque só pode haver, com tantas perguntas que não temos capacidade de responder enquanto terráqueos. Eram os deuses astronautas? Então, há sim, mistérios céus a fora, e o que chamamos Deus pode muito bem ser um Super Ser que habita algum lugar acima e em cima de nós.
    Na época longínqua da Bíblia eram poucos os conhecimentos, daí poderia, talvez e só talvez, explicar a quase infantilidade do Temor. Como os índios que temem a tempestade por achar que é a Ira do Divino.
    Eu sou nada, nadinha, por isso às vezes fico a imaginar se Deus não é um habitante do Cosmos e que está louco para que desvendemos Sua Obra, na área da Comunicação, curas, viagens astrais através de simuladores, viagens reais a outros planetas, teletransporte quântico, e quem sabe, não descobre o homem, uma forma menos romântica de respeitar e amar o Criador.
    Às vezes fico imaginando se daqui a uns 100 anos não haverá uma nova Escritura, fincada em menos mistérios, mais científica.
    Eu não consigo imaginar Deus sentado, gordinho e poderoso, contemplando a nós e julgando quem reza e quem não reza. Acho que tem a ver com a Natureza, sua preservação, curas de doenças pelas plantas (Amazônia). Enfim, como poderiam existir Einstein, Darwin, Pitágoras, Newton, Freud, Marx, Lao Tse, Tomas Edson, Platão, Nós, se todos ficássemos debaixo dos tetos das igrejas e templos temendo a Deus?
    Eu acho, e muitas vezes até sinto que é do Espaço, que tem a ver com tecnologia e principalmente com pesquisas. Amá-lO é consequência porque somos plenos de amor, é fato.
    Mas temê-lO, acho que não.
    Vou parar por aqui, estou abusando já.
    Beijo querido.

    Esse é o blog Ateu graças a Deus do amigo B. Júnior que também tem outro, o 'Ceticismo, ciência e tecnologia'. Se quiser dar uma olhada, é um prazer apresentá-lo a você Jeff. Você merece conhecer pessoas com embasamentos. Eu sou muito intuitiva ;)


    http://ateu.wordpress.com/
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Por citar trechos da Bíblia não quer dizer q acredito nela como a maioria acredita. Só quis demonstrar q muitos cristãos usam passagens retiradas para embasarem q devem AMAR e TEMER a Deus ao mesmo tempo. Não chega a ser uma idéia contraditória se vc levar em conta q quando criança a maioria ama o seu pai e teme desagradá-lo.

    Quanto aos ateus, prefiro não comentar. Os com quem conversei só atacavam religiões, crenças e pessoas sem oferecer nada melhor em troca, numa imitação cega de Richard Dawkins. Considero isso um tiro no pé, desperdício de tempo e energia.

    Atualmente viajo mais além dessa discussão, só pra ter uma noção, olha um resumo bem, mas bem superficial da Doutrina Secreta, livro-base da Teosofia. Esse sim fornece muita madeira pra queimar o fogo da imaginação.

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  5. Legal... é a tendência, não? 'Tudo ao mesmo tempo agora'. Tá certo, ficar alimentando rinhas filosóficas de crédulos x ateus pode não levar a lugar algum. Tem um grupo de estudo, o Ramacharaca que por sinal uma amiga da faculdade é uma das fundadoras. Esse novo pensamento é a bola da vez. Lá eles se organizam de forma que fala-se em filosofia, ciência, ufologia, meditação, psicologia... é muito interessante. São sensitivos, impressionante. Uma vez, a pedido dessa amiga, participei de uma reunião online. Jeff, é muito bom! Não acompanhei bem porque são estágios de determinado assunto e eu não havia lido nada (há bibliografia própria baseada em estudos de diversos pensadores, autores).
    Mas essa sua informação foi ótima porque vi que a Teosofia já havia em séculos passados. Muito interessante. Vou buscar mais.
    Boa noite.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini