Frases

Blog é assim: a gente vai passeando pela net e pegando as boas idéias que encontra nas varandas dos vizinhos. Por isso, a partir de hoje estarei também postando frases diversas, sempre reflexivas e inteligentes. Capturei esta idéia do blog Máquina de Letras, do L. S. Alves, o qual também já incluí na minha lista de links literários.

Eis a minha frase inaugural (que por sinal nem é minha, hehe):

“Que o conhecimento não seja como o efêmero fogo que atrai os insetos noturnos à sua ruína, mas sim como o vetusto farol que guia os navegantes a um destino seguro.” (Giuseppe Cipolla, 1792-1809)

Já ouvi de muitos que o conhecimento enfuna. Se for encarado como uma forma de ser superior ou de dominar os que estão a sua volta, concordo. Mas no meu caso, o conhecimento me deixa cada vez mais ciente de minhas limitações, de meus defeitos, do longo caminho que tenho que percorrer para me aprimorar como ser humano. É o sentimento que transmite uma outra frase (esta de minha autoria) que diz "Quanto mais para o alto eu olho, mais percebo o quão profundo é o vale em que me encontro".

Mas cabe a cada um decidir o que fazer com o conhecimento que adquire, se o usará para o lado bom ou para o lado negro da força. O que os estóicos pregavam é que pra você ser verdadeiramente feliz, deve levar uma vida virtuosa e despretenciosa. Fazer o bem sem olhar a quem. Se o ensino deles persiste até os dias de hoje, inclusive com muitos adeptos, é porque deve pelo menos, ter um sopro de verdade.

É importante considerar que conhecimento é poder (mas a recíproca nem sempre é verdadeira) e, como o Homem-Aranha veio a descobrir tragicamente logo no início de sua carreira de herói, "com grande poder vem também grande responsabilidade". Uma mestra certa vez me ensinou: imagine dois homens andando à beira de um lago e repentinamente avistam um menino se afogando. Qual deles tem maior responsabilidade de salvar o garoto: o que sabe nadar ou o que não sabe? De qual deles pode-se cobrar justificadamente uma atitude? Entendeu o que quero dizer? Então me diga qual a sua opnião a respeito.

Comentários

  1. A responsabilidade não é toda igual. E ter conhecimento faz da pessoa ter mais, isso na minha opnião.
    O m exemplo: Um cliente vem à minha loja e faz uma pergunta dificil. Eu que estou hà mais tempo na loja tenho maior dever de explicar ao cliente do que a rapariga que está anas há um dia.

    ResponderExcluir
  2. Existem duas coisas que tornam um homem verdadeiramente covarde:
    1. Conquistar uma mulher sem ter a intenção de amá-la.
    2. Ler a bíblia sem a intenção de praticá-la.
    Pois o verdadeiro homem não é aquele que conquista várias mulheres, mas o que conquista uma só mulher várias vezes.
    E o verdadeiro cristão não é aquele que usa a bíblia para influenciar as outras pessoas, mas o que deixa a bíblia influenciá-lo em todas as suas atitudes...
    NEOQJAV

    O sacerdote e o levita discutem religião enquanto o bom samaritano
    ajuda o necessitado que eles acabaram de ignorar... NEOQJAV
    1 João 3:17,18 / Atos 10:34,35 / Lucas 10:25-37

    A falta de fé na sua própria religião é demonstrada pelo excesso
    de crítica as demais NEOQJAV
    Tiago 1:26,27

    A verdade não está em saber que o silêncio é a ausência do barulho,
    mas em acreditar que o silêncio é um grito de apelo te pedindo
    para fazero que é certo... Tiago 4:17 NEOQJAV

    Nunca Esqueça o Quanto Jeová Ama você! (João 3:16 / Romanos 8:38,39)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini