Frases

Blog é assim: a gente vai passeando pela net e pegando as boas idéias que encontra nas varandas dos vizinhos. Por isso, a partir de hoje estarei também postando frases diversas, sempre reflexivas e inteligentes. Capturei esta idéia do blog Máquina de Letras, do L. S. Alves, o qual também já incluí na minha lista de links literários.

Eis a minha frase inaugural (que por sinal nem é minha, hehe):

“Que o conhecimento não seja como o efêmero fogo que atrai os insetos noturnos à sua ruína, mas sim como o vetusto farol que guia os navegantes a um destino seguro.” (Giuseppe Cipolla, 1792-1809)

Já ouvi de muitos que o conhecimento enfuna. Se for encarado como uma forma de ser superior ou de dominar os que estão a sua volta, concordo. Mas no meu caso, o conhecimento me deixa cada vez mais ciente de minhas limitações, de meus defeitos, do longo caminho que tenho que percorrer para me aprimorar como ser humano. É o sentimento que transmite uma outra frase (esta de minha autoria) que diz "Quanto mais para o alto eu olho, mais percebo o quão profundo é o vale em que me encontro".

Mas cabe a cada um decidir o que fazer com o conhecimento que adquire, se o usará para o lado bom ou para o lado negro da força. O que os estóicos pregavam é que pra você ser verdadeiramente feliz, deve levar uma vida virtuosa e despretenciosa. Fazer o bem sem olhar a quem. Se o ensino deles persiste até os dias de hoje, inclusive com muitos adeptos, é porque deve pelo menos, ter um sopro de verdade.

É importante considerar que conhecimento é poder (mas a recíproca nem sempre é verdadeira) e, como o Homem-Aranha veio a descobrir tragicamente logo no início de sua carreira de herói, "com grande poder vem também grande responsabilidade". Uma mestra certa vez me ensinou: imagine dois homens andando à beira de um lago e repentinamente avistam um menino se afogando. Qual deles tem maior responsabilidade de salvar o garoto: o que sabe nadar ou o que não sabe? De qual deles pode-se cobrar justificadamente uma atitude? Entendeu o que quero dizer? Então me diga qual a sua opnião a respeito.
Postar um comentário