Lemniscata: o Enigma do Rio, de Pedro Drummond

Há um tesouro escondido no Rio de Janeiro: Lemniscata

Para os apreciadores dos best-sellers que trazem caçadas a tesouros escondidos através de mapas, pistas e enigmas, ou fugas de assassinos perigosos ou de várias reviravoltas na trama, a opção do momento é o livro Lemniscata: o enigma do Rio. O escritor estreante Pedro Drummond conseguiu juntar no mesmo caldeirão vários elementos - bem dosados por sinal - e produzir um excelente livro.

Pedro Drummond entra no universo literário com dois pés direitos. De sobrenome famoso, é filho do jornalista, político e escritor Olavo Drummond (falecido em 2006) e busca seu espaço próprio nas letras. Merecido. Não bastasse a herança genética, a experiência pessoal ajudou na empreitada, pois além de ser engenheiro eletrônico especialista em sistemas de segurança, Pedro ainda pilota, mergulha e pratica pára-quedismo. Os leitores de Lemniscata verão que ele usou bem tais conhecimentos na trama.

O autor seguiu o estilo que tornou famoso o escritor norte-americano Dan Brown (O Código da Vinci e Anjos e Demônios, entre outros) usando cortes rápidos entre as cenas que ocorrem em lugares diferentes, ambigüidades sutis e propositais que levam o leitor à conclusões equivocadas, enigmas matemáticos ou históricos e lugares famosos (no caso do Rio, o Pão de Açúcar, a praia e o hotel de Copacabana, etc.) como plano de fundo. Acrescente na receita o toque pessoal do jovem autor brasileiro que usa citações de famosos nos momentos oportunos e terá uma agradável surpresa de leitura em mãos. Outros escritores brasileiros já tentaram imitar Dan Brown, mas Pedro Drummond foi o único até agora a conseguir ir além. Seu livro mostra uma luz própria. Tanto que não seria de se espantar que nos próximos meses o livro aparecesse traduzido em inglês ou nos cinemas. É algo impressionante quando se fala do primeiro livro de um autor. Ainda mais de um autor brasileiro.

A história de Lemniscata gira em torno de Lorena Dorff, jovem repórter canadense que mora em Lisboa. Lá, ela descobre que sua vida corre perigo e junto com os amigos Luca Tomelli e Thomas Stanton embarca para o Rio de Janeiro em uma caçada atrás do pai e tio desaparecidos, para saberem porque Lorena está em perigo. Aqui no Brasil, os três seguem pistas e decifram enigmas descobrindo que a perseguição ocorre por causa de um tesouro escondido na cidade maravilhosa. Observados de perto pelo Hárpia, codinome do egípcio Omar Tarek, não sabem em quem confiar à medida que eventos estranhos vão acontecendo e pessoas morrendo. Apesar de Lorena ser a protagonista da história, dar a oportunidade ao leitor de acompanhar os pensamentos e ações do Hárpia enganando policiais, bandidos, porteiros, pilotos e a própria Lorena é gratificante e um achado para os fãs do gênero policial.

A palavra que dá o título para o livro, lemniscata, é o nome atribuído ao símbolo do infinito, aquele que parece um oito deitado, e possui um significado importante na trama. O humor brasileiro está presente nos diálogos, e mesmo sendo estrangeiros conversando, conclui-se que o ar do Rio afeta beneficamente até os turistas. Visitar o Rio é assumir o lado de brasileiro alegre que cada um tem. As citações são outra atração à parte. Lorena é fã de citações e sempre encaixa uma conveniente nas suas conversas. E no final do livro o autor lista as citações usadas na história, como estas:
"A criança é uma oração que perde a fé no altar do tempo." - Olavo Drummond

"Não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos." - Anaïs Nin

"No capitalismo, o homem é explorado pelo homem. No socialismo, é o contrário." - Churchill
O livro tem poucos erros, nada que atrapalhe a diversão. E não se deve atribuir a culpa ao autor, e sim ao revisor. Afinal, alguém que escreve 360 páginas deixará passar um deslize ou outro. É o papel do revisor sanar estas brechas. Eis alguns dos poucos erros do livro:

- De lógica ou verossimilhança:
  • "O único problema que incomodava Omar... Como aquele era um problema que ainda não o havia incomodado realmente, ..." (pg. 80);
  • "...a letra Phi corresponde ao F em nosso alfabeto - completou Luca..." (pg. 144), nosso pode ser interpretado de várias maneiras além da correta, pois a frase foi dita por um italiano a uma canadense, ambos no Brasil;
  • É difícil de acreditar que não haveria conexão de internet em um hotel no centro do Rio de Janeiro (pg. 51) enquanto num apartamento ocupado esporadicamente sim (pg. 54);
  • Quem pode solicitar informações sigilosas aos provedores de internet é o juiz, e não a polícia (pg. 68);
  • Omar deveria saber que a polícia brasileira é proibida de entrar em residências à noite, mesmo que o bandido esteja lá (pg. 245);
- De ortografia ou gramática:
  • Uso indevido do pretérito-mais-que-perfeito em alguns lugares (pg. 108);
  • "...algo entra G. I. Joe e Falcon" (pg. 298) ao invés de entre;
  • "motor diesel" (pg. 352) ao invés de motor a diesel.
- De repetição:
  • Duas personagens são apresentadas em seqüência tendo idades em torno dos 60 anos (pgs. 93 e 100) e soa como se o número ou elas tivessem algo de comum ou especial, quando não o têm;
  • "Joel olhou os dois com desconfiança. 'Eles não estão dizendo a verdade', desconfiou." (pg. 218)
(Nota de 28/10/2008: o autor, muito simpático por sinal, já entrou em contato comigo e disse que irá analisar as sugestões para uma segunda edição do livro.)

Enfim, em meio a tantas opções de best-sellers apostando no ramo da auto-ajuda, um romance policial original e bem elaborado sempre se destaca dos demais. Vale a pena procurar por este tesouro, seja no Rio de Janeiro ou em uma livraria perto de você.

leitura: Junho de 2008
obra: Lemniscata: o enigma do Rio, de Pedro Drummond
edição: 1ª, Selo Suma de Letras, Editora Objetiva (2007), 365 pgs
preço: Compare os preços no BuscaPé
Bom

Comentários

  1. Já saiu o e-book deste livro?
    se ja existe uma versão dele em e-book, seria possivel vc me passar o link ou postar.
    Grato
    Ibanor
    e-mail: Ibamorandin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Se ele já saiu em e-book eu desconheço, Ibanor. O ideal seria vc procurar por sites q ofereçam livros em ebooks, oq não é o caso deste blog, onde só resenho os livros q li.

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  3. 1111111 KDDLAHSSDFFDGJFJSKGHAGJFD 1LF3. alguém sabe? rsrs

    ResponderExcluir
  4. kkk,

    claro q eu sei a resposta, eu li o livro oras.

    é um enigma inteligente, mas depois que vc sabe a resposta é bem simples também.

    saber a resposta não vai fazer sentido nem ser interessante pra quem não está lendo a história.

    sugiro q vc realmente leia o livro ou então esqueça, não vale a pena pensar nesse enigma separado do livro.

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  5. Pra mim não passa de um comerci e ganância. mas tenho que admitir a ideia é ótima. valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. E uma musica,
    Ou um peoma sanscrito do antigo povo sheik...
    Ao falar 1=um
    Se falar 1111=pode ser dito auuuuuuuuum

    Aum/Om sigf. espirto cosmico, e lembrado quando comeca uma meditacao, Yoga.

    Outra dica pode ser matematicaˆˆ

    ResponderExcluir
  7. Anônimo,

    É bem mais simples, tem a ver com informática e inglês.

    Mas como já disse antes, vai ficar decepcionado com o enigma quem desvendar ele sem estar lendo o livro, vai achá-lo bobo, pq ele só se encaixa na história.

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  8. então explica aí então por favor.

    ResponderExcluir
  9. Rafael, é mais fácil vc ir até uma livraria e folhear o livro procurando a solução do enigma. Garanto q vc achará a resposta em menos de 5min. Isso serve para todos os outros que estão chegando até aqui através do Google. Mas corram, agora q já dei a dica, o tempo está correndo para ver quem será o grande bambambam da internet, capaz de decifrar o misterioso enigma.

    kkk. Eu não digo pq não sou o tipo do cara q fala oq acontece no filme na fila do cinema. Até pq o autor do livro é mto gente boa e escreveu um livro mto bom, q merece ser comprado.

    1 abraço.

    ResponderExcluir
  10. Alguém já leu ou viu o filme "A Lei da Atração" ?

    Este autor deve ter lido!

    Este enigma e todos os outros do livro é só uma forma de fazê-lo alcançar o milhão de livros vendidos.

    Não o condeno, estou tentando a mesma coisa... só que com um título bem mais interessante... sobre mulheres huhauahua

    Tipo: ...manual do pegador...

    Abraço pra todos!!!

    ResponderExcluir
  11. Achei o livro fraco e não muito merecedor das palavras dos críticos que constam no seu verso.
    Possui um enredo cheio de buracos, com um vocabulário muito pobre, sem muita movimentação e com coisas que acontecem rápido demais. Parece até que o autor teve de limitar o número de páginas e agilizou no final. Possui um desfexo vago. Não acho que seja tudo o que foi divulgado.
    Aquela Lorena Dorff é tão enfadonha -.-''

    ResponderExcluir
  12. poizé, igor, mas vc ñ pode exigir mto de um livro escrito pra ser best-seller.

    se bem q se vc compará-lo com os outros q existem, brasileiros, até q ele fica acima da média, ñ?

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é ótimo. Comparado aos outros 'fenômenos' da literatura nacional (tipo a 'grande Zibia Gasparetto, o 'premiado Augusto Cury', e todos esses tediosos livros sobre monstros e vampiros, como exemplo 'André Vianco) é um livro q me surpreendeu bastante. Um pouco fraco, realmente, mas não podemos exigir de um primeiro livro um grande espetáculo. Pela primeira vez, supera e muito as expectativas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini