As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis

As Crônicas de NárniaNada melhor para inaugurar este blog com o pé direito como comentar um clássico da literatura infanto-juvenil: As Crônicas de Nárnia. O livro foi-me emprestado pela minha querida irmãzinha a mais de um ano e durante esse tempo quem se deliciou com ele aqui em casa foram somente as aranhas e as traças. Como não tenho o carão de dizer mais uma vez para minha irmã que ainda não o tinha lido quando a encontrasse nas festas de fim de ano, resolvi solucionar a pendenga em um ataque fulminante de leitura. Me comprometi a ler ele todinho em dezembro. Melhor pra mim, pois foi um adorável sacrifício!

As Crônicas compõe-se de sete histórias diferentes que tem como base a terra de Nárnia. Você pode comprar os livros separadamente ou lê-los reunidos em um único volume, assim como eu fiz. A capa do volume único luxuoso aparece logo acima.


1. O Sobrinho do Mago (The Magician's Nephew) Clique e compre!
Publicado em 1955.
Ano na Inglaterra: 1900
Ano em Nárnia: 1
Digory e Polly descobrem uma passagem secreta que interliga suas casas e, enganados pelo tio André, viajam para o Reino de Charn, onde acordam a malvada rainha Jadis. Em uma nova viagem, eles testemunham a criação do mundo de Nárnia, através da canção do Grande Leão, Aslam.

resenha em: Shvoong.com
Bom


2. O Leão, a Feiticieira e o Guarda-Roupa (The Lion, the Witch and the Wardrobe) Clique e compre!
Publicado em 1950.
Ano na Inglaterra: 1940
Ano em Nárnia: 1000
Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia descobrem uma passagem para Nárnia dentro de um velho guarda-roupa. Lá, eles se unem ao leão Aslam e outros seres mágicos na luta contra a Feiticeira Branca para livrar Nárnia do inverno sem fim.

resenha em: Shvoong.com
Excelente


3. O Cavalo e seu Menino (The Horse and His Boy) Clique e compre!
Publicado em 1954.
Ano na Inglaterra: 1940
Ano em Nárnia: 1014
Shasta escapa do país da Calormânia com um cavalo branco de Nárnia, Bri. Junto com Aravis e a égua dela, Huin, eles descobrem um plano dos calormanos para conquistar Nárnia e passam por muitas aventuras para avisar aos seus amigos narnianos do ataque.

resenha em: Shvoong.com
Excelente


4. O Príncipe Caspian (Prince Caspian) Clique e compre!
Publicado em 1951.
Ano na Inglaterra: 1941
Ano em Nárnia: 2303
Surgem tempos problemáticos e Nárnia é assolada pela guerra civil. O príncipe Caspian é forçado a soprar o Grande Chifre em busca de auxílio, e os grandes heróis do passado Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia vêm em seu socorro. Juntos, eles precisam vencer o rei Miraz e trazer a paz novamente à Nárnia.

resenha em: Shvoong.com
Excelente


5. A Viagem do Peregrino da Alvorada (The Voyage of the Dawn Treader) Clique e compre!
Publicado em 1952.
Ano na Inglaterra: 1942
Ano em Nárnia: 2306
Lúcia, Edmundo e seu primo Eustáquio são transportados para o navio Peregrino da Alvorada, onde o rei Caspian X está a procura de sete amigos desaparecidos de seu pai nas Ilhas Solitárias. Durante a viagem, as crianças passam por muitas aventuras fantásticas.

resenha em: Shvoong.com
Excelente


6. A Cadeira de Prata (The Silver Chair) Clique e compre!
Publicado em 1953.
Ano na Inglaterra: 1942
Ano em Nárnia: 2356
O filho amado do rei Caspian, o príncipe Rilian, está desaparecido. O leão Aslam convoca Eustáquio e sua amiga Jill para procurarem pelo príncipe e lutarem contra uma nova feiticeira que apareceu em Nárnia. Nessa busca, eles passam pela terra dos gigantes e por um mundo subterrâneo.

resenha em: Shvoong.com
Excelente


7. A Última Batalha (The Last Battle) Clique e compre!
Publicado em 1956.
Ano na Inglaterra: 1949
Ano em Nárnia: 2555
Um falso Aslam surge em Nárnia, mandando a todos trabalharem como escravos para os cruéis calormanos. Conseguirão Eustáquio e Jil encontrar o verdadeiro Aslam e restaurar a paz em Nárnia? Presencie uma das maiores batalhas jamais escritas entre o bem e o mal.

resenha em: Shvoong.com
Bom


leitura em: li tudo em Dezembro/2006
próximo da lista: A Cor da Magia - Coleção Discworld v. 1

Comentários

  1. Eu vi o filme e amei , e nao li o livro mas eu gostei muito atreves da resenha . eu amooooooooooooo narnia o livro tanbem deve ser o livro , to ancioso para ler .

    ResponderExcluir
  2. Foi um dos últimos livros que li, confesso que não gostei do final, achei meio chatinho, pareceu novela brasileira, na última folha a história tão bela tem um desfecho surreal... acho que poderia ter sido diferente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini