Postagens

Mostrando postagens de 2018

Resenha de A Metamorfose, de Franz Kafka

Imagem
Os bons livros têm a capacidade de proporcionar o prazer ao leitor de se deparar com uma nova obra a cada releitura. Não é que o livro tenha mudado, é o leitor quem mudou, conforme as novas experiências e conhecimentos que acrescentou à sua cultura e vivência. A Metamorfose, de Kafka, dispensa apresentações, por ser um dos livros mais lidos, conhecidos (mesmo por aqueles que não o leram) e influentes do século XX. Eu já havia lido ele duas vezes, além das duas versões em quadrinhos, mas nunca havia interpretado a história como desta vez. E é bem possível que na próxima releitura apareça uma nova interpretação, e assim por diante.  Um aspecto do livro que sempre me perturbou era como a família e outras pessoas (gerente, empregadas e locatários), e até o próprio protagonista, encaram com a maior naturalidade a transformação de Gregor Samsa em um “inseto monstruoso”. Eles reagem com repulsa, raiva e até com comiseração, mas nunca acham aquilo anormal. Apesar de esta ser uma da...

O homem versus o cachorro

O homem, levantando o pedaço de pau, desafia o cachorro:  - Me convença que os animais possuem alma e eu te deixarei viver. O cachorro, encolhido e assustado, responde: - Me deixe viver e eu me convencerei de que os homens a têm.

A parte de mim com cheiro de ti

Imagem
Aquele espaço sem nome aquecido Entre meu ombro e peito  Em que suam teus cabelos dormentes  As pontas dos dedos que delineiam os seios, o sexo  Brutalizado quando sai de ti  A saliva misturada com gozo  Encharcando meu corpo, ou tão-somente  Impregnando o olfato da memória.