Vencedor da 1ª Copa de Literatura Brasileira

Chegou ao fim a CLB - Copa de Literatura Brasileira em que 16 livros enfrentaram-se no estilo mata-mata até sobrar o campeão. Diferente das partidas regulares, a final foi arbitrada por 15 jurados, e deu Música perdida 9 x 5 Um defeito de cor. Ganhou aquele em que eu votei como sendo o melhor, mas isso não significa que nem todos os outros que não chegaram à final sejam ruins, pelo contrário, ainda pretendo ler alguns que tropeçaram pelo caminho.



Encerro assim a minha participação na CLB, resenhando nos próximos dias os dois livros finalistas aqui no blog. Agradeço publicamente pela oportunidade de participar comentando e resenhando alguns concorrentes. Ao meu ver esta iniciativa só trouxe benefícios à literatura brasileira e aos leitores e críticos contemporâneos.

Comentários

  1. Jefferson, mas que notícia maravilhosa!!!!! Ai, que pena, eu não sabia desta copa senão teria votado no Luiz Brasil... O escritor e professor é uma pessoa fantástica - eu tive o privilégio de conhecê-lo quando ele veio a SP em 2004 e participei de uma aula-palestra dele no Itaú Cultural - foi nessa ocasião que eu adquiri o "Pintor de Retratos" com seu autógrafo. Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Jeff.

    A tua capacidade de ler e interpretar, é absolutamente invejável. Quando li tua resenha e os respectivos comentários na CLB, percebi (sinceramente) que se tratava de um dos mais inteligentes leitores/críticos da blogosfera.

    Falei no Lendo sobre outros aspectos. Mas não poderia deixar de comentar que você é uma sumidade no quesito leitor, crítico, revisor, editor, e um dos caras mais sérios e pensadores da blogosfera brasileira.

    Inclusive você foi, provavelmente, o crítico que detectou uma quase fraude em um livro que eu e André indicamos no Lendo.org

    Se tem uma coisa que eu farei sempre, é respeitar quem sabe mais que eu. E nesta ocasião, o André até retirou o referido livro do blog.

    Meus respeitos à um cara que estuda e interpreta as leis. Um blogueiro filósofo que já leu e escreveu muito mais que a maioria de nós.

    Jeff, parabéns por ter participado da CLB.

    Quanto ao teu jeito de ser, preserve-o, porque ele é teu, meu amigo. Ame-o ou deixe-o. Mas respeite-o.

    Aquele conto do Super-homem, foi uma das coisas mais brilhantes que eu já li. Ninguém, em nenhum estilo, conseguiu traduzir tão contundentemente, a denúncia norte americana na figura de um super herói que, em tua visão (de raio X de escritor), fez do cara bonitão e imortal, um ouvinte paranóico e babaca criado por pais que nem politizados eram. Um super herói que ouviu um sábio rapazinho favelado, talvez a própria reencarnação de Deus numa favela.

    Jeff: Na boa, meu amigo... Por mim este teu 'relato' seria objeto de estudo sócio-contemporâneo, e aposto que muitos pensadores e dramaturgos ficariam por muito tempo voando e analisando um dos contos analíticos mais ferrenhos contra o inimigo mor das nações ocidentais, ou seja, aquele país que, de tão soberbamente bélico, exagerou na prepotência, ao tirar do mapa brasileiro, a Amazônia, alegando que esta vasta reserva (nossa), pertence ao 'mundo'.

    Querido, teu conto é fantástico, elaborado, e prova de que temos um blogueiro estranho, mas que não está, definitivamente, dormindo no ponto.

    Parabéns, Jeff.

    (beijo, campeão)

    Daisy Carvalho

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Isso aqui não é uma democracia. Portanto, escreva o que você quiser, mas eu publico somente os comentários que EU quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Expressões lá do Goiás (II): Cara lerda

Oração da Serenidade, de Reinhold Niebuhr

Coleção Grandes Escritores da Atualidade, da Planeta DeAgostini